(per)Seguidores

sábado, 21 de junho de 2014

Violência doméstica também é isto, mas não é só isto…

O vídeo é de 2013, mas voltou a ser muito partilhado nas redes sociais. Protagonizado por uma jovem croata, Jedna, que se fotografou todos os dias durante um ano, o vídeo da associação Sigurna kuca (Safe House, em inglês) voltou a ser tão viral quanto o problema que aborda.
"Por favor ajude-me. Não sei se aguento até amanhã" é o apelo da curta-metragem que mostra imagens chocantes que ilustram o pior que acontece em algumas casas, um por pouco todo o mundo, todos os dias.
Segundo dados internacionais, no mundo, 1 em cada 3 mulheres foram espancadas, forçadas ao sexo ou vítimas de abuso durante a sua vida.
3 em 4 mulheres (76%) confessam já ter sido violadas e/ou fisicamente agredidas desde os 18 anos pelo namorado, companheiro ou marido.
Em cada 9 segundos, uma mulher é agredida ou espancada, nos Estados Unidos. Estudos apontam para que mais de 10.000.000 de crianças testemunham qualquer uma destas formas de violência doméstica.
E a esmagadora maioria das mulheres (92%) dizem que reduzir a violência doméstica, quer física, quer psicológica, é a sua principal preocupação.
Em Portugal, a preocupação não é exceção, tendo algumas entidades lançado campanhas, como esta Campanha contra a violência doméstica da BAR.
Desde o início do ano, a violência doméstica matou 20 mulheres. Ciúme, inconformidade com a separação, custódia dos filhos ou questões económicas são alguns dos motivos que levam ao crime conjugal.
No final de 2013, mais de 4.000 crianças foram sinalizadas, só em Lisboa, como sendo vítimas de violência doméstica, abandono escolar e negligência, entre outros.
Afunilar o conceito de violência doméstica a maus tratos às mulheres e à violência física, deixa de fora tanta gente e tantos modos, que nos obriga a estar atentos e empenhados em acabar com toda a espécie de violência, dentro e fora de portas…
Violência doméstica é a violência, explícita ou velada, literalmente praticada dentro de casa ou no âmbito familiar, entre indivíduos unidos por parentesco civil (marido e mulher, sogra, padrasto) ou parentesco natural (pai, mãe, filhos, irmãos, etc.). Inclui diversas práticas, como a violência e o abuso sexual contra as crianças, maus-tratos contra idosos, e violência contra a mulher e contra o homem geralmente nos processos de separação litigiosa além da violência sexual contra o parceiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário