(per)Seguidores

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Para eles viverem num paraíso, vivemos nós neste inferno…

Portugal volta a estar na ribalta na imprensa internacional, desta vez enquanto destino de eleição para gozar a merecida reforma. O US News elencou as 11 razões para o fazer no Algarve e destaca, como particularmente apelativos, os concelhos de Silves e de Lagoa pelas vilas medievais e aldeias piscatórias, casas brancas de chaminés típicas e árvores de fruto.
O 1.º dos 11 motivos é mesmo o "tempo fabuloso", com 3.000 horas de sol por ano e temperaturas amenas.
Em 2.º, só podia ser a segurança, visto que o país ocupa a 17ª posição entre os mais seguros do mundo e o "crime violento é raro, estando os furtos limitados às ruas durante as épocas altas do turismo".
Logo em 3.º, surgem as boas infraestruturas, nomeadamente auto-estradas e aeroportos que fazem da região uma "excelente base para explorar toda a Europa e Norte de África", refere o artigo.
Para um reformado, o 4.º motivo é fundamental: uma rede de cuidados de saúde de nível internacional, inclusive a nível de "estética, substituição de anca e especialidades dentárias". E, no tempo livre, bastam os 42 campos de golfe para fazer o 5.º motivo.
Em 6.º lugar surgem as praias ao longo da costa de 120 km, que o site destaca serem continuamente premiadas e ostentarem Bandeira Azul.
A região é tão elogiada e, ainda por cima, aponta o 7.º motivo, o custo de vida é acessível e está entre os mais baixos da Europa Ocidental, em média 30% abaixo de outros países. "Um casal reformado pode viver ali confortável, mas modestamente, com um orçamento de tão pouco quanto 1.500 dólares por mês", refere o artigo.
O 8.º motivo, de conforto e segurança é o "inglês amplamente falado no país todo e especialmente no Algarve", o que poderá permitir aos norte-americanos "ir vivendo sem aprender português, se assim quiser". O peixe fresco e em grande variedade, além dos produtos frescos acessíveis nos mercados permitem um "estilo de vida e de alimentação saudáveis", em 9.º lugar.
E como o dinheiro é sempre importante, o 10.º e o 11.º motivo resumem as vantagens fiscais do país e a conjuntura imobiliária: "As pensões de reforma de estrangeiros não são taxadas no país" e "o imobiliário português tem um dos mais favoráveis rácios preço-arrendamento e preço-rendimento, o que significa que é barato comprar casas e os investidores podem ganhar mais dinheiro em arrendamentos do que em muitos outros países europeus".
O paraíso de uns é o inferno dos outros e nós somos os outros…
Para inverter a ordem dos fatores, ou mudamos de nacionalidade ou migramos para o Algarve… Nem precisamos de aprender inglês…

Sem comentários:

Enviar um comentário