O objectivo do Projecto Troika, que nasceu no Porto, numa conversa de café, é, por um lado, retratar, para memória futura, os 3 anos da troika em Portugal e, por outro, questionar o futuro. O colectivo de fotógrafos que lançou o projecto fê-lo sem apoios externos e está a angariar fundos na Internet para financiar um livro e um filme.
O testemunho que o grupo composto por 8 fotógrafos – Adriano Miranda, António Pedrosa, Bruno Simões Castanheira, José Carlos Carvalho, Lara Jacinto, Paulo Pimenta, Rodrigo Cabrita e Vasco Célio - e um realizador - Pedro Neves - quer deixar às gerações vindouras já está a ser construído e pode ser visto online. Até ao Verão, estimam que o trabalho fique concluído e que o resultado desta reflexão possa ser editado em livro e DVD lá para Outubro.
Foto de António Pedrosa |
Foto de Bruno Simões Castanheira |
Foto de José Carlos Carvalho |
Foto de Lara Jacinto |
Foto de Adriano Miranda |
Foto de Paulo Pimenta |
Foto de Rodrigo Cabrita |
Foto de Vasco Célio |
Foi há quase um ano. Desde então, o grupo – 5 do Porto, 3 de Lisboa e um do Algarve – já produziu algumas imagens. Em livro serão editadas algumas dessas fotografias e outras, que ainda vão tirar.
“Nós não queremos apoio de instituições ou empresas. Queremos que seja a sociedade civil a contribuir para que façamos este projecto. Pelas nossas contas, temos de angariar 15.000 euros [para a edição do livro e do DVD]“, refere Adriano Miranda.
No site, lançado esta quinta-feira, é possível acompanhar o processo de crowdfunding – às 17h40, já tinham sido angariados quase 1.600 euros. “O nosso objectivo é mesmo fazer o livro. Não vamos ganhar nada com isto”, sublinha Paulo Pimenta, que também trabalha no Público.
Desta vez, não haverá exposição, porque a ideia é “provocar o debate”, atalha Adriano Miranda, segundo o qual o grupo está disponível para ir apresentar o projecto a “escolas, associações de bairros, etc, de ‘borla’”.
Desde 2008 que a sociedade portuguesa é assaltada por ameaças de colapso: económico, primeiro, mas consequentemente de toda a estrutura social. Pelos políticos, estudiosos, académicos e demais especialistas de todos os quadrantes que, com melhores ou piores estudos, vão alimentando a esperança ou desesperança de um povo.
Mas o que nos aconteceu na realidade? Fomos “invadidos” por um grupo de homens que, a mando da regulação e regulamentação, a par dos governantes por nós eleitos, vai introduzindo medidas “imprescindíveis” para a nossa salvação. Vivemos sob um resgate de anos, feito de medidas governamentais, sem qualquer responsável, sem alguém a quem possamos culpar.
E então o que nos acontece? É isso que nos propomos, os 9, documentar através da fotografia e um de nós com um filme. Queremos mostrar as consequências e resultados na sociedade portuguesa das intervenções impostas a todos nós.
E então o que nos acontece? É isso que nos propomos, os 9, documentar através da fotografia e um de nós com um filme. Queremos mostrar as consequências e resultados na sociedade portuguesa das intervenções impostas a todos nós.
9 reflexões, postas numa nova perspectiva sobre a sociedade contemporânea portuguesa, em que nos propomos construir um documento visual através da fotografia e filme. Um documento que possa ser uma memória para as gerações futuras.
Uma plataforma online, um livro e um filme é o legado que esperamos deixar, numa ânsia de não passarmos ao lado de tão grandes transformações.
Sem comentários:
Enviar um comentário