(per)Seguidores

sábado, 18 de janeiro de 2014

8 fotografias+1 filme valem mais do que 9.000 artigos...

O objectivo do Projecto Troika, que nasceu no Porto, numa conversa de café, é, por um lado, retratar, para memória futura, os 3 anos da troika em Portugal e, por outro, questionar o futuro. O colectivo de fotógrafos que lançou o projecto fê-lo sem apoios externos e está a angariar fundos na Internet para financiar um livro e um filme.
O testemunho que o grupo composto por 8 fotógrafos – Adriano Miranda, António Pedrosa, Bruno Simões Castanheira, José Carlos Carvalho, Lara Jacinto, Paulo Pimenta, Rodrigo Cabrita e Vasco Célio - e um realizador - Pedro Neves - quer deixar às gerações vindouras já está a ser construído e pode ser visto online. Até ao Verão, estimam que o trabalho fique concluído e que o resultado desta reflexão possa ser editado em livro e DVD lá para Outubro.
Foto de António Pedrosa
Foto de Bruno Simões Castanheira
Foto de José Carlos Carvalho
Foto de Lara Jacinto
Foto de Adriano Miranda
Foto de Paulo Pimenta
Foto de Rodrigo Cabrita
Foto de Vasco Célio
Foi há quase um ano. Desde então, o grupo – 5 do Porto, 3 de Lisboa e um do Algarve – já produziu algumas imagens. Em livro serão editadas algumas dessas fotografias e outras, que ainda vão tirar.
“Nós não queremos apoio de instituições ou empresas. Queremos que seja a sociedade civil a contribuir para que façamos este projecto. Pelas nossas contas, temos de angariar 15.000 euros [para a edição do livro e do DVD]“, refere Adriano Miranda.
No site, lançado esta quinta-feira, é possível acompanhar o processo de crowdfunding – às 17h40, já tinham sido angariados quase 1.600 euros. “O nosso objectivo é mesmo fazer o livro. Não vamos ganhar nada com isto”, sublinha Paulo Pimenta, que também trabalha no Público.
Desta vez, não haverá exposição, porque a ideia é “provocar o debate”, atalha Adriano Miranda, segundo o qual o grupo está disponível para ir apresentar o projecto a “escolas, associações de bairros, etc, de ‘borla’”.
Desde 2008 que a sociedade portuguesa é assaltada por ameaças de colapso: económico, primeiro, mas consequentemente de toda a estrutura social. Pelos políticos, estudiosos, académicos e demais especialistas de todos os quadrantes que, com melhores ou piores estudos, vão alimentando a esperança ou desesperança de um povo.
Mas o que nos aconteceu na realidade? Fomos “invadidos” por um grupo de homens que, a mando da regulação e regulamentação, a par dos governantes por nós eleitos, vai introduzindo medidas “imprescindíveis” para a nossa salvação. Vivemos sob um resgate de anos, feito de medidas governamentais, sem qualquer responsável, sem alguém a quem possamos culpar.
E então o que nos acontece? É isso que nos propomos, os 9, documentar através da fotografia e um de nós com um filme. Queremos mostrar as consequências e resultados na sociedade portuguesa das intervenções impostas a todos nós.
9 reflexões, postas numa nova perspectiva sobre a sociedade contemporânea portuguesa, em que nos propomos construir um documento visual através da fotografia e filme. Um documento que possa ser uma memória para as gerações futuras.
Uma plataforma online, um livro e um filme é o legado que esperamos deixar, numa ânsia de não passarmos ao lado de tão grandes transformações.

Sem comentários:

Enviar um comentário