(per)Seguidores

domingo, 25 de novembro de 2012

Outra abordagem das TIC na Escola: 'Educação Digital'

Ensinar sobre as vantagens e as armadilhas da rede é, hoje, parte das obrigações dos pais e das escolas. Porém muitos adultos estão desorientados diante dos novos media. E educar é, em grande parte, poder dar exemplos na prática.
Petra Lambeck
Todo a gente já passou por isso: a pessoa senta-se diante do computador, lê algo, clica aqui e ali, e já se passaram 2 horas, senão 3 ou 4. Afinal, há tantas opções interessantes na internet, e muitas delas são instrutivas, sem dúvida.
Entretanto, quando se trata dos filhos, a opinião é unânime: o tempo na internet deve ser limitado, 20 minutos por dia ou mais, dependendo da idade. A forma de lidar com a rede é algo que precisa ser aprendido. E não só pelas crianças, mas também pelos adultos, pois educar significa, em grande parte, vivenciar aquilo que se postula.
Responsabilidade própria
"A educação digital deve começar cedo", diz Kristin Langer, pedagoga especializada em meios de comunicação. "A melhor idade é a partir dos 4 ou 5 anos." Ela é consultora da iniciativa Schau Hin! do Ministério alemão da Família, Idosos, Mulheres e Jovens. O projeto existe desde 2003, e tem o objetivo de ajudar os profissionais da educação e os pais a orientarem-se no mundo dos novos media.
Langer percebeu que muitas vezes os pais ficam divididos. De um lado, há o medo de que as crianças fiquem sobrecarregadas com tanta informação; mas do outro, está a preocupação de que fiquem desconectadas do mundo digital. A pedagoga reforça a importância do exemplo. "Os pais só podem exigir dos filhos aquilo que parte deles mesmos. Preciso ter, para mim, princípios sobre como lidar com o que me é oferecido. Isso significa estabelecer limites para mim mesma, também."
Esses princípios ganharam mais importância desde que os smartphones entraram na vida familiar. Segundo um estudo da Associação de Pesquisa em Pedagogia dos Meios de Comunicação Sudoeste (MPFS, na sigla alemã), 50% dos jovens entre os 12 e os 19 anos de idade possui um desses aparelhos e, portanto, tem acesso móvel à internet.
Neste caso, o esclarecimento é fundamental. "É importante deixar claro para as crianças: os meios digitais existem, e isso é bom, porém que o mundo também é feito de outras coisas", explica Langer. Quanto maiores as crianças, mais senso de responsabilidade própria devem desenvolver. Por isso, é importante começar cedo. "Pais e filhos podem procurar, juntos, possibilidades para definir: isto é bom para mim, isto não é. Assim, a própria criança pode decidir, por si mesma, se é contra ou a favor de algo."
Educação ficou mais complexa
Para poder acompanhar os filhos no mundo digital, os pais têm, forçosamente, que se confrontar com o tema. Existem máquinas de busca especiais para crianças, uma grande oferta de páginas de orientação pedagógica, esclarecendo pais e filhos sobre as vantagens e armadilhas da internet.
Da mesma forma, há programas de proteção à juventude que bloqueiam determinados sites. No entanto, à medida que crescem, os mais espertos entre os jovens usuários vão aprendendo a contornar essas barreiras. "A coisa torna-se até uma forma de desporto", aponta Langer, retornando, assim, ao tema da responsabilidade própria.
Proibir de nada adianta – disso está seguro Thomas Heine, do projeto Internet-Fuehrerschein.de, que pleiteia uma espécie de "carta de condução" para a rede. Em algumas questões, o papel dos educadores tornou-se mais complexo, acredita ele. Um exemplo são as bases legais para a utilização da internet. "Este é um novo fator que foi acrescentado à educação, e que muitos pais desconhecem." Em parceria com a federação das escolas superiores abertas da Alemanha DVV, fundou uma "oficina da internet". O curso para adultos e famílias é oferecido desde 2011 em 700 das "universidades populares" do país. Entre os temas tratados estão online banking, segurança, redes sociais, questões jurídicas ou competência infonáutica para pais e responsáveis.
Escolas têm papel importante
Como nem todas as famílias possuem as mesmas condições de informar corretamente os filhos sobre os perigos da internet, o papel das escolas é fundamental. No Ginásio Heinrich Mann de Colónia, por exemplo, o tema pesquisa na internet faz parte do currículo. "Não consta das diretrizes escolares, mas surgiu a partir da prática de sala de aula", conta Hans-Peter Koenen, professor de Matemática e Informática.
Durante as aulas, os alunos aprendem a manusear certos programas de computador e a utilizar a rede da escola. Não existe a matéria "educação para a internet", porém temas como bullying ou privacidade na internet são discutidos nas aulas dedicadas à coesão social das classes.
É uma realidade, hoje, que a maioria dos alunos quando chegam ao 2º Ciclo, já estão familiarizados com a informática e sobretudo dominam a internet, o que vai esvaziando o objetivo das TIC, dando origem à extinção da mesma (para se poupar tempo e dinheiro) e acabará por dispensar os respetivos professores.
Tendo em conta esta realidade e os perigos para que o artigo alerta, outra faceta da realidade, seria muito mais pedagógico e um complemento à Formação/Educação dos alunos, em parceria com os Encarregados de Educação, a substituição da disciplina (TIC) por uma “Educação Digital”, que abordasse uma correta utilização da internet, adaptada àquela etapa do desenvolvimento infantil ou pré-adolescente.
Claro que os argumentos para despedir professores (mais ano, menos ano) cairiam por terra e dar-se-ia um sinal de que a Educação acompanha as mudanças da sociedade…
Basta querer, mas não me cheira…

Sem comentários:

Enviar um comentário