(per)Seguidores

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

O nosso “computador” pessoal é único! Use-o!

O cérebro humano é um dos órgãos mais complexos e que gera as mais diversas pesquisas e mistérios entre cientistas, pesquisadores, educadores ou apenas curiosos. Por isso, selecionamos uma lista com 10 factos interessantes sobre o comandante do nosso corpo.
1. O cérebro não sente dor
Você pode até estranhar, mas o cérebro não possui recetores que o façam sentir dor. Por isso mesmo é possível realizar neurocirurgias com o paciente acordado – por mais perturbador que possa parecer…
2. Mais de 160.000 quilómetros de vasos sanguíneos
Mesmo pesando cerca de 2 kg, o cérebro possui 100.000 milhões de neurónios, conectados entre si por 100 trilhões de sinapses. Em termos de informação, é capaz de armazenar 1.000 terabytes (1 terabyte = 1.024 gigabytes), o equivalente a 5 vezes o conteúdo da Enciclopédia Britânica.
3. Einstein teve o cérebro preservado
Einstein faleceu em 1955, mas poucas horas antes de sua morte o Dr. Thomas Harvey retirou o cérebro do cientista sem autorização da família. Apenas 23 anos mais tarde, devido a um jornalista teimoso, Harvey confessou que cortou o cérebro de um dos maiores génios da humanidade em 240 pedaços e preservou-os em jarros com formaldeído.
4. As diferenças dos hemisférios cerebrais
As funções do cérebro são divididas em 2 hemisférios: o esquerdo, responsável pelos pensamentos analíticos e racionais; e o direito, responsável pelos pensamentos visuais e conceptuais. Além disso, coordena o nosso corpo de maneira espelhada – por exemplo, se você se aleijar no pé esquerdo, o hemisfério direito do seu cérebro é que processará a dor.
5. O cérebro das mulheres é 10% menor que o dos homens
Mesmo sendo menor, o cérebro feminino possui mais células nervosas do que o masculino. Além disso, realmente tende a priorizar “emoções”, enquanto o dos homens tende a priorizar a “lógica”.
6. Você dorme e o seu cérebro trabalha mais
Enquanto dormimos o cérebro processa todas as informações armazenadas durante o dia – por isso mesmo é importante dormir bem e sem exageros. Apesar de não se saber cientificamente o motivo pelo qual sonhamos, acredita-se que os sonhos estejam ligados a essa “reorganização cerebral” do que vimos enquanto acordados.
7. Manipulando os sonhos
Chama-se de Sonho Lúcido a técnica de manipular os sonhos – mais ou menos no estilo do filme “A Origem”. Acredita-se que é possível, através de um treino diário, escolher sobre o que desejamos sonhar ou ainda interferir nos sonhos que temos ao contrário de apenas “vê-los” passar, termo cunhado na década de 1880 pelo psiquiatra alemão Frederik Willem van Eeden.
8. Dar risada é humano
O riso é um fenómeno unicamente humano, que começa a partir dos 4 meses de idade. Também é algo “contagioso” e difícil de fingir. Ainda assim, até hoje ninguém descobriu exatamente por que certas situações provocam riso, nem por que nem toda a gente acha graça à mesma piada.
9. Tamanho não é documento
Ter um cérebro maior não significa, necessariamente, que a pessoa é mais inteligente – ou seja, a velha máxima que diz “tamanho não é documento” também serve para o cérebro humano.
10. O QI mais alto do mundo é 210
O coreano Kim Ung-yong, nascido em 1962, possui o QI mais alto do mundo. Aos 6 meses de idade, começou a falar. Aos 8, conseguia entender álgebra. Começou a frequentar o curso de física na Universidade de Hanyang aos 14 anos e, quando se formou, foi convidado pela NASA para continuar os seus estudos nos EUA.
De volta à Coreia do Sul, em 1978, trocou a física pela engenharia civil e obteve um título de doutorado na área.

Sem comentários:

Enviar um comentário