(per)Seguidores

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Na crista da onda, mas sem taças nem medalhas…

Assunção Cristas, Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território,  mostra-se disponível para continuar no Governo depois de uma eventual remodelação e faz um balanço positivo do seu trabalho. "Todas as áreas do ministério estão a trabalhar bem e numa boa articulação, o desafio que me fizeram foi este e o meu trabalho é fazer com que todas as áreas possam dar um contributo relevante para a nossa atividade económica, ajudando a que as empresas possam trabalhar melhor, com menos burocracia e mais simplicidade", disse a ministra.
Sobre a participação portuguesa na feira internacional da alimentação em Paris e onde 40 empresas nacionais apresentam os seus produtos, Assunção Cristas realça o dinamismo do sector no domínio das exportações. "Sinto um bom ânimo e muito otimismo da parte das empresas do sector da alimentação, as exportações aumentam acima da média das exportações nacionais em geral e o último dado que temos, de agosto, é que as exportações no sector cresceram mais 13%, o que mostra um grande dinamismo das empresas com grande potencial de crescimento".
Interrogada sobre o seu estado de espírito perante as más sondagens em Portugal, com uma larga maioria dos portugueses a revelarem-se descontentes com o Governo, a ministra responde desta forma: "O que eu posso comentar em relação a isso, hoje em Paris, onde todas as empresas estão otimistas e dinâmicas, porque todas me falam no crescimento das exportações na casa dos 10%, 20%, e em alguns casos até de 50% em relação ao ano passado, é que o meu estado de espírito é de otimismo porque é por aqui que a nossa economia se transforma também estruturalmente e porque é também por aqui que conseguimos criar riqueza para o nosso país e esse é um ponto fundamental".
A ministra da Agricultura anunciou hoje que Portugal recebeu 'luz verde' da Comissão Europeia para um reforço da ajuda específica aos produtores leiteiros, que vai representar cerca de mais 3 milhões de euros até final de 2013.
Com o reforço excecional de 54% avalizado pelo executivo comunitário, dos apoios para responder ao aumento dos custos de produção devido à seca, as ajudas ao setor do leite que, no conjunto dos 2 anos atingiriam à partida 6 milhões de euros, podem agora chegar aos 9 milhões, precisou Assunção Cristas, que revelou estar satisfeita com a decisão, mas admitiu que, apesar de ser uma notícia positiva, estes 9 milhões de euros não resolvem todos os problemas motivados pela seca.
Até pode parecer que tenho algo contra a ministra (que dizem super), mas é só por já não acreditar em super heróis, nem em prodígios precoces, sobretudo quando não há experiência, nem competências. E provavelmente por isso, lhe chamam simplesmente Ministra da Agricultura, embora também seja ministra do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, provavelmente porque nas outras áreas nada fez, nem fará, apesar de dizer que todas as áreas do ministério estão a trabalhar bem e numa boa articulação. Diz ela, mas não se vê…
Como ministra do Mar, o que é que nos pode mostrar de feito?
Como ministra do Ambiente, idem aspas…
E como ministra do Ordenamento do Território, idem, idem, aspas, aspas…
Nos gabinetes até pode ser que sim, e que tenha uma pequena cota parte na ajuda às empresas, com menos burocracia e mais simplicidade, mas ajuda com dinheirinho, nada, a não ser estas esmolas da CE, para os prejuízos da seca.
Digamos que tem jeito para peditórios, conseguindo alguns euros, que se espera que sejam bem e depressa distribuídos, mas é muito pouco para uma ministra...
Ficamos a saber que houve um aumento de 13% de exportações, mas era bom saber a percentagem das importações para podermos fazer contas de cabeça e sabermos se andamos para a frente, ou fizemos macha a trás…
E ficamos a saber que está disposta a continuar no bem bom, quer dividam o super ministério e a transformem numa ministra vulgar, só não sabemos se será da Agricultura ou do Mar ou do Ambiente ou do Ordenamento do Território ou de outra coisa qualquer, porque uma advogada com limitada experiência política é pau para qualquer colher…
Tanta treta pré-eleitoral (sobre a agricultura e o mar), tantas promessas eleitorais (sobre a agricultura e o mar) e tanta ineficiência na agricultura, no mar, no ambiente e no ordenamento do território, que se não fossem as cotas partidárias, seria a primeira (do partido) a dar uma volta na remodelação (reestruturação) que nunca mais chega, para ficarmos na mesma ou pior…
Sempre na Crista da onda, saiba-se lá por que…

Sem comentários:

Enviar um comentário