(per)Seguidores

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Reflexão sobre o Relvas… 23 maio

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) pediu ao Parlamento e à ERC a respostas para 10 questões concretas e uma “averiguação exaustiva” sobre o caso da alegada pressão do ministro Miguel Relvas a uma jornalista do Público.
1. É verdade que o ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares “contactou a editora de Política e eventualmente outros responsáveis editoriais do Público” com o objectivo de evitar a publicação de notícias a seu respeito?
2. Miguel Relvas “ameaçou o jornal com um boicote informativo por parte (…) dos ministérios do actual Governo”?
3. Essa ameaça é “compatível” com o exercício das funções de ministro com a tutela da Comunicação Social?
4. “É ou não verdade que o senhor ministro ameaçou tornar públicos, na Internet, dados da vida privada da jornalista Maria José Oliveira”?
5. A ser verdadeira a alegada ameaça, “a que título e através de que meios teve o ministro conhecimento dos dados” pessoais da jornalista?
6. Além da jornalista em causa, “outros profissionais são objecto de recolha e tratamento de dados sobre as respectivas vidas privadas nos mesmos termos”?
7/8. “Em que sítios na Internet e sob que forma seriam tais dados publicados”?
9/10. “Tais sítios são propriedade do Estado ou privados”?
O Público noticiou que Miguel Relvas pedira nesse dia desculpa ao jornal. O pedido de desculpas verificou-se no mesmo dia em que o gabinete de Miguel Relvas refutou a denúncia do conselho de redacção do jornal.

4 comentários:

  1. Miguel
    Ou é de mim ou o JN há dias que nem uma notícia publica a este respeito? Pressão tb aqui? Ou virou o bico ao prego?

    ResponderEliminar
  2. Sim, é do Joaquim Oliveira, o tal que recebeu uns bons milhões do anterior governo. Muita simpatia pelo falso engenheiro...Por isso me espanta esta ausência de notícias neste caso. Mudam os tempos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sabia. Mas os empresários não tem partido, querem é ganhá-lo e no caso tendo ver com desporto, transmissões, etc... tem que afagar o pelo do SEMAP que também manda no desporto. O homem é tudo, aprende depressa.

      Eliminar