(per)Seguidores

domingo, 19 de dezembro de 2010

Plataforma lusófona, sem Ensino de Português?

Para Ng Kuok Cheong, do Novo Macau Democrático, “este primeiro ano de mandato de Chui Sai On não foi satisfatório”, e lembra que até é “criticado (o deputado) por algumas pessoas, para as quais devia estar contente por este Governo ser mais fraco”.
Chui Sai On tem ainda muito a aprender”, defendeu Ng, sublinhando que o problema do líder do Governo é “não ser capaz de controlar ainda os níveis médio e elevado da Administração, enquanto Edmund Ho tinha mão sobre o seu executivo e conseguia levar os secretários a implementarem as medidas que queria”.
O mesmo deputado acrescentou que o primeiro mandato de Chui Sai On “não trouxe surpresas” e teve como “maior problema o facto de o chefe do executivo não ter passado tempo suficiente em Macau, enquanto os secretários foram atrasando os trabalhos”. “Perdeu um ano de oportunidades para alavancar os trabalhos, especialmente quanto à habitação pública e democratização”, observou.
Vong Hin Fai, deputado mandatário de Chui Sai On na corrida à liderança do executivo, descreveu o primeiro ano do mandato como “uma máquina governativa que serve o povo”, mas alertou que “tem havido alguma falta de calendarização” das medidas. “Esperamos que o Governo tenha no próximo ano a coragem de avançar com as medidas, porque o plano já foi fixado e carece agora de uma calendarização para ser bem concretizado”, disse.
Para a deputada Melinda Chan, eleita por sufrágio directo, os conceitos de “governo transparente” baseado em “decisões científicas” são “muito bons”, mas é ainda “preciso esperar mais um ano para ver se se concretizam ou não passam de slogans”. A deputada criticou a “lentidão do executivo em avançar com a construção de habitação pública” e defendeu uma aposta na “promoção do ensino do português nas escolas primárias e secundárias do território para alavancar o papel de Macau como plataforma entre a China e a lusofonia”. “O Governo tem de trabalhar todo para o mesmo lado”, alertou.
Fernando Chui Sai On tomou posse como chefe do executivo de Macau a 20 de Dezembro de 2009 e no ano que decorreu deslocou-se 2 vezes ao hemiciclo para apresentar 2 pacotes de políticas com a tónica na melhoria da qualidade de vida da população.
Independentemente da legitimidade e da operacionalidade de Macau como plataforma da Lusofonia há quem critique a lentidão do executivo em avançar na aposta na promoção do ensino do português nas escolas primárias e secundárias do território para alavancar o papel desta Região Administrativa Especial como plataforma entre a China e a lusofonia.
Das intenções e notícias à realidade, parece que nem tudo corre sobre carris. Querer impor-se como Região lusófona, sem ensinar português, é ilusionismo, ou criação de ilusões, para português ver…
Curiosamente, o Dicionário é de edição brasileira, 

Sem comentários:

Enviar um comentário