(per)Seguidores

sábado, 28 de agosto de 2010

Economia (real) ou Finanças (virtuais)?

No dia em que o PIB do 2.º trimestre foi revisto em baixa, o presidente da Fed garantiu novas medidas se houver ameaça de recessão.
Assustados com a série de indicadores económicos negativos que foram sendo conhecidos ao longo da última semana, investidores e analistas queriam que a Fed garantisse, tal como aconteceu no auge da crise, que está novamente disposta a lançar estímulos extraordinários à economia que a ajudassem a evitar a recessão. Bernanke foi o mais claro possível: a Fed "está preparada para providenciar um apoio monetário adicional, através de medidas não convencionais, se se revelar necessário, especialmente se a conjuntura se deteriorar significativamente".
Perguntas “do macaco”:
Os investidores e analistas não são uns dos que dizem que correm riscos e promovem a economia e o emprego? Se são, porque ficam assustados com indicadores económicos negativos e querem e pedem apoio monetário, ao Estado? Para eles, claro!
As bolsas dos EUA fecharam em forte alta, animadas pelas palavras de Bernanke e pela evolução do PIB nacional no 2º trimestre.
No início da tarde, dados oficiais deram conta de um crescimento de 1,6% no segundo trimestre de 2010, nos EUA, o que representa uma forte revisão em baixa face à projecção inicial de 2,4%. O número é no entanto positivo, dado que os economistas apontavam para um crescimento médio de 1,4%.
Explique quem sabe!
O PIB nacional no 2º trimestre teve um crescimento de 1,6%, que representa uma forte revisão em baixa face à projecção inicial de 2,4%, mas:
O número é positivo, porque os economistas apontavam para um crescimento médio de 1,4%...
Estará o milagre na distribuição de mais notas a quem vai tendo menos notas? E aos que lidam apenas com moedinhas?

Sem comentários:

Enviar um comentário