(per)Seguidores

sábado, 2 de junho de 2012

O “coiso” explicado aos “coisos” pelos “coisos”…

Daqui
A Comissão Europeia reconheceu que os dados divulgados sobre a subida do desemprego na União Europeia "confirmam a urgência da situação", que, segundo Bruxelas, exige intensificação de esforços a nível nacional e europeu.
O executivo comunitário reagia aos dados divulgados pelo Eurostat, que revelam que a taxa de desemprego atingiu em abril os 11% na zona euro e os 10,3% no conjunto da UE, tendo subido para os 15,2% em Portugal, onde o desemprego jovem atingiu novo máximo, de 36,3%.
Portugal pode hoje “dizer” que está “muito próximo do caminho do crescimento”, assegurou Pedro Passos Coelho. Mas para alcançar o percurso em falta, é necessário acelerar as reformas que estão a ser implementadas.
Ao empreender as referidas reformas, está a preparar-se o País para o crescimento e para a “expansão das possibilidades da vida para todos”, declarou o líder do Executivo.
Aos empresários presentes na conferência, Passos Coelho apelidou-os de “agentes decisivos da recuperação e da transformação”, dizendo que é através de empresas “cidadãs” que se criam postos de trabalho ou se expandem fronteiras.
Vítor Gaspar, ministro das Finanças, justifica o aumento do desemprego com um problema estrutural da economia e recusa que a causa para a perda de postos de trabalho se deva às políticas do Governo e à austeridade da troika.
E o que é o desemprego estrutural? São os postos de trabalho que a economia não consegue manter, mesmo quando está em crescimento. O ministro das Finanças avaliou dados das últimas décadas para concluir que a economia portuguesa é geradora de desemprego, mesmo que esteja a crescer. E o desemprego estrutural combate-se com reformas na economia, que o executivo está a querer implementar no país.
Até a equipa do Zemanel anda sem dormir com a subida das taxas do “coiso” e reconhece que é urgente intensificar os esforços (para quê?), quer nos países, quer na Europa (Zona euro e UE).
Cabe mais uma vez perguntarmo-nos por que é que o “coiso” é maior na Zona Euro do que na União dos 27, mas ninguém se lembra deste pormenor…
Vai daí, o nosso Primeiro, aceitando os conselhos dos funcionários de 5ª (da troika), aconselhada pela equipa do Zemanel, veio logo dizer que já estamos muito perto do crescimento, mas não disse de quê, mas só se pode pensar que se referia ao crescimento do “coiso”… E para aumentar o “coiso”, nada melhor do que acelerar as reformas, o que quer dizer acelerar o crescimento do “coiso” e se necessário fazer mais confiscos, até chegarmos à Grécia, que é a prova provada de que estes “coisos” vão de mal a pior.
Entretanto o Gaspar, substituindo o Relvas (que está de quarentena e tinha explicação para o “coiso”) veio aceleradamente anunciar o tamanho do “coiso” e fazer suas as últimas previsões da OCDE do desemprego para Portugal em 2013. Mas atenção! O crescimento do “coiso” não tem nada a ver com as políticas que ele implementa (ele não se engana, a realidade é que nos engana) e que a troika lhe sussurra, porque há o “coiso” propriamente dito e o “coiso estrutural”, que é o “coiso” andar às arrecuas quando a economia está a crescer, tipo coisa da 5ª dimensão… Perceberam? E acrescenta na sua explicação “à Pilatos”, que a solução para resolver a coisa do “coiso” passa por reformas na economia que o executivo está a querer implementar no país, mas que ainda não implementou, por não querer…
Na 2ª feira, o mesmo Gaspar vai dar conta da avaliação da troika (que já conhece antecipadamente e nós também) para fazer eco destas idiotices e dizer-nos, como se fossemos idiotas, que tudo vai bem, melhor do que eles esperavam, mas para nós pior do que imaginávamos…
O deleite maquiavélico com que tratam os seus concidadãos e os insultos à nossa inteligência ultrapassam o humor negro com que qualquer “palhaço rico” goza com os “palhaços pobres” de qualquer circo barato…
Vão-se “coisar”!

2 comentários:

  1. Mas afinal a "receita" não era extraordinária?!
    E o buraco nas contas?!
    Vou agasalhar-me que ainda me constipo com estas correntes de ar!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vindo!
      Era... E não foi buraco, foi mais um engano nas previsões, só para o dobro...
      O que eles querem dizer é que somos mansos e "força neles!".

      Eliminar