(per)Seguidores

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Tanto mar, tanto mar, a nos separar…

Pelo 3º ano consecutivo, o Brasil é o país mais preparado na luta contra a fome considerando os resultados de 28 países em desenvolvimento, mostra o levantamento da ONG ActionAid, entidade que atua no combate à pobreza em mais de 40 países.
De acordo com o relatório, o Programa Fome Zero – política do governo federal para assegurar o direito à alimentação – conseguiu reduzir a desnutrição infantil em 73% entre os anos de 2002 e 2008.
Outras medidas elogiadas pela ONG foram a inclusão do direito à alimentação na Constituição, em fevereiro de 2010, e o Programa Bolsa Família, que possibilitou o acesso à educação e à saúde para 12.400.000 de famílias com rendimento per capita abaixo de 67 euros (R$ 160).
Apesar do bom desempenho no combate à fome, a ActionAid alertou para o défice na distribuição de terras no Brasil. “Cerca de 3,5% de fazendeiros possuem 56% de terras cultiváveis, enquanto os 40% mais pobres possuem apenas 1% de terras cultiváveis. De maneira semelhante, os grandes fazendeiros têm mais de 43% de todo crédito destinado à agricultura, enquanto fazendeiros que possuem menos de 100 hectares obtêm apenas 30% dos créditos", afirma o relatório.
Para não ser sempre do contra, quando há razões para se aplaudir o que de bem se faz em prol do combate à pobreza, ao sofrimento humano e ao direito à vida com dignidade, seja onde for, tenho que o fazer. Não é cá, não é para a nossa gente, mas é para gente nossa…
Apesar de receber muitos mails oriundos do Brasil, que “chingavam” o Lula e as suas políticas, as informações que aqui chegavam contradiziam as críticas e pelos vistos não foi muita a asneira, antes pelo contrário. Sabemos que Dilma continua afincadamente a mesma luta e esperemos que os brasileiros sejam os campeões por muitos anos. Claro que lá há recursos naturais, ainda mal distribuídos, mas “um dia eu chego lá”, ou perto…
Entretanto por cá, parece que as coisas se inverteram e somos nós que podemos dizer, com propriedade, se calhar por falta de vontade política e saber,
que ainda há: “Tanto mar, a nos separar” …
Lula receberá prémio nos EUA por combate à fome

2 comentários: