(per)Seguidores

domingo, 9 de outubro de 2011

José Milhazes ao vivo, para os amigos e “amigos”…

José Milhazes, natural da Póvoa de Varzim e a viver na Rússia desde 1977, regressa à sua terra para lançar o seu terceiro livro “A Saga dos Portugueses na Rússia”, no próximo dia 14, pelas 21H30, no Diana Bar, local onde apresentou as duas primeiras obras.
Há mais de trinta anos a viver na URSS/Rússia, José Milhazes divide os seus interesses entre o jornalismo e a história. Depois de publicar numerosos artigos na charneira dessas duas disciplinas, ousou lançar-se na escrita de obras mais extensas e completas.
Em 2009, publica o livro “Angola – O Princípio do fim da União Soviética”, a primeira obra em português sobre a participação da URSS na Guerra Civil angolana.
Na apresentação da sua primeira obra, em 2009, José Milhazes esclareceu: “Tenho duas profissões muito próximas – historiador e jornalista e vi-me confrontado com dados que em Portugal não eram conhecidos”, justificando a investigação que registou nesse livro. “Em Portugal já há bastante literatura escrita pelos que assistiram aos conflitos em Angola”, considerou, relembrando que se fazem referências à participação americana “mas há lapsos quanto à intervenção soviética. Queria tapar esta lacuna”.
Em 2010, no lançamento do seu segundo trabalho, “Samora Machel: Atentado ou Acidente?” o jornalista e historiador explicou que “nesse livro coloco em causa mitos e personagens”, sublinhando que “é extremamente perigoso criarem-se ídolos. Deixa-se de se poder escrever sobre estas pessoas de determinada forma quando, muitas vezes, sabemos que muitas das suas atitudes foram medíocres ou pior que medíocres”.
Licenciado na Universidade de Moscovo e doutorado na Universidade do Porto, concentrou as suas atenções no estudo das relações entre a Rússia e Portugal ao longo dos séculos, sendo o presente livro "A Saga dos Portugueses na Rússia" o resultado de anos de pesquisa em bibliotecas e arquivos russos.
Longe de se tratar de uma obra exaustiva, lança pistas para futuras investigações num campo científico muito pouco conhecido, mas que encerra numerosas surpresas.
Um pequeno contributo para a documentação do espírito universalista dos portugueses.
E acrescenta o autor:
"O livro contém também referências a antigas colónias portuguesas como Brasil, Cabo Verde e Macau, bem como às ilhas dos Açores e da Madeira.
Não fiquem espantados os leitores que descobrirem que entre os seus antepassados estão portugueses que passaram pela Rússia e deixaram marcas nesse país."
Lá estaremos!

2 comentários: