(per)Seguidores

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Super ministra já decidiu. Está decidido! OK?

Os portugueses estão na sua grande maioria contra as principais privatizações que se avizinham, revela um estudo da Eurosondagem.
Em todas as empresas apresentadas - Águas de Portugal, TAP, EDP, REN, Galp, CTT e RTP -mais de metade dos inquiridos votou a favor da manutenção das mesmas nas mãos do Estado.
A Águas de Portugal e a TAP são as duas empresas que merecem maior oposição, com 70,6% dos inquiridos contra a privatização da primeira e 68,2% dos inquiridos a manifestarem-se contra a venda da transportadora aérea.
Esta é(?) a vontade do POVO, segundo uma sondagem, que não tem força democrática, claro!
"O Bloco de Esquerda lançou este fim de semana, formalmente na Assembleia da República, a iniciativa a favor de um referendo à privatização das Águas de Portugal. Queremos que esse referendo se realize", disse o coordenador do BE, Francisco Louçã.
Esta é a forma de se saber qual é a vontade do POVO, democrática e constitucionalmente, claro!
Rejeitar o processo, é usurpar o direito de propriedade do Estado, que é o POVO, claro!
A ministra do Ambiente, Assunção Cristas, vai avançar para a privatização da Águas de Portugal e afirma que esta já era uma posição expressa no programa eleitoral do PSD, dispensando o referendo proposto pelo Bloco de Esquerda.
A ministra adiantou que, conta ter o modelo reestruturado até ao final de 2012 e que nessa altura avança pela privatização. Defende que a privatização é que irá resolver um passivo de 3.000 milhões de euros, permitirá enfrentar pesados planos de investimento e resolverá o que chama de "o problema da disparidade de tarifas". Afirma ainda que "é um recurso que tem de ser devidamente valorizado. A água custa dinheiro".
A Águas de Portugal tem tido um aumento consolidado de lucros (só no primeiro semestre deste ano aumentou 384%).
É bizarro que uma pessoa formada em Direito, ponha de lado uma solução democrática e constitucional e se baseie no programa eleitoral do PSD, mesmo sendo ela do CDS-PP. Mas também, quem em ano e meio saiu do anonimato para super ministra, fazendo uns discursos esporádicos na AR, ou é um génio, ou não é super. Aliás, de super, nada fez até agora a não ser o fait diver da gravata, que é super anedótico… Adiante!
Ah! Mas não era esta Sra. que defendia o regresso à exploração do MAR e o empenho a sério na AGRICULTURA? Já só faltam 3 anos e 8 meses para acabar o mandato… Ficamos à espera!
Entretanto, a questão será “resolvida” lá para o final de 2012, seguramente com um grupo de trabalho (se é que consta do programa eleitoral do PSD)…
A defesa que a super mulher faz da privatização baseia-se na eliminação do “prejuízo” (como se não fosse um bem essencial a garantir com verbas do OE) e que levará ao aumento das tarifas, diminuir o gasto com investimento para igualar as tarifas (o que bastava regulamentar) e afirma que a água custa dinheiro (mas a um preço justo e socialmente sustentável), mas tanto custa sendo estatal como sendo privatizada!
Para azar da super, a Águas de Portugal tem tido lucros, com um aumento de 384% no 1º semestre deste ano.
Lá se foram os argumentos contabilísticos…
O presidente do Grupo Águas de Portugal apresentou a renúncia ao cargo, acompanhada pela renúncia de dois outros administradores, que fica sem quórum, o que abre as portas à ministra Assunção Cristas, para substituir a liderança do grupo e preparar a privatização com uma direção escolhida pelo atual Executivo.
"A escolha do novo presidente é um processo que está em curso", avançou fonte oficial do ministério da Agricultura e do Ambiente.
Pronto! Já há mais jobs for the bosses, paus para toda a colher e aceitam-se apostas para os nomes e as ligações partidárias…
Água não falta, só falta Portugal…

Sem comentários:

Enviar um comentário