(per)Seguidores

terça-feira, 4 de outubro de 2011

O nosso próximo futuro desenhado a papel químico!

Segundo o projecto do Orçamento do Estado para 2011 da Grécia, aprovado num conselho de ministros extraordinário, o défice orçamental do país deverá fixar-se em 8,5% do PIB este ano, quase um ponto percentual acima da meta de 7,6% acordada com a troika e para 2012, Atenas estima um 'buraco' das contas públicas de 6,8% do PIB, também acima dos 6,5% exigidos pela UE e pelo FMI em troca do resgate de 110 mil milhões de euros concedido em Maio de 2010.
Além disso, o Executivo helénico prevê uma contracção do PIB do país de 5,5% este ano e de 2% em 2012, em linha com ‘World Economic Outlook' do FMI, publicado no mês passado, mas pior que as projecções usadas em Julho para a negociação do segundo resgate financeiro do país, no valor de 109 mil milhões de euros, que apontavam para um regresso ao crescimento da economia grega no próximo ano.
O Governo grego argumenta que a derrapagem orçamental resulta do agravamento da recessão acima do esperado. Já os credores da Grécia apontam também o dedo à incapacidade de Atenas de avançar com as reformas estruturais necessárias para equilibrar as contas públicas.
O conselho de ministros ocorreu depois de a 'troika' ter estado esta semana em Atenas a passar, mais uma vez, a pente fino as contas públicas gregas e a verificar a execução das medidas de austeridade - para avaliar se pode libertar a sexta tranche do resgate. O ministro das Finanças grego disse, que o apoio no valor de oito mil milhões de euros "está assegurado".
Como se vê, o défice orçamental da Grécia deverá aumentar, este ano, quase 1% e para o ano mais 0,3% acima do acordado com a troika, com as receitas da troika, convém dizê-lo!
Para complicar o problema e contrariar a solução da troika preveem uma contracção do PIB de 5,5% este ano e de 2% em 2012, que apontavam para um regresso ao crescimento da economia grega no próximo ano!
O Governo grego diz que a derrapagem se deve ao agravamento da recessão acima do esperado (ninguém sabe fazer contas!), enquanto os credores apontam TAMBÉM (já começam a reconhecer o embuste da austeridade) a incapacidade para avançarem com as reformas estruturais necessárias (mais austeridade e mais saque mais rápido) para equilibrar as contas públicas…
E pasme-se! A 'troika', MAIS UMA VEZ, passou a pente fino (a bitola deve ser a europeia) as contas públicas gregas e só agora é que viu os “gatos”, sem antes ter visto os “piolhos”…
Não acertam uma!
E todo o trabalho “minucioso” da troika foi para (fazer de conta que estavam a) avaliar se a 6ª fatia do “resgate” vai ser entregue, ao mesmo tempo que o ministro das Finanças grego já ter dito, que o apoio está assegurado, como estava bem de ver, porque a troika já sabe há muito que a “chapa 3” não resulta e os credores tem mais a perder se não esperarem por melhores dias, que com esta receita nunca mais vão vir…
Só lá para o Virão…
O Governo grego aprovou a redução de 30.000 funcionários públicos para este ano, após um acordo com os inspetores da troika, com o objetivo de poupar 300 milhões de euros até ao final de 2012. Concretamente, os 30.000 funcionários públicos terão, numa 1ª fase, um "estatuto de reserva", etapa que implica o pagamento de 60% do salário durante um ano, enquanto o funcionário espera ser recolocado, despedido ou reformado.
Mas apesar de os gregos já terem concluído que os “resgates” entrarão ciclicamente, mesmo com as cenográficas reuniões dos ministros das Finanças da UE, que devem gastar o correspondente a cada tranche, insiste em castigar o povo, agora e de novo os Funcionários Públicos, com uma medida que o “nosso” governo já desenhou: Contramarés sem contrapé… 28 Set.
Não seria boa ideia acabar logo com todos os Funcionários Públicos? Assim às pinguinhas, até parece doença... 
Por cá, o governo e os ministros responsáveis pelas contas não lêem os jornais com estas notícias, continuam a acreditar na troika, na austeridade como saída para a dívida, sabendo que a recessão não gera dinheiro e ainda põem uns pozinhos a mais, enquanto o povo está calado, ou se passeia em manifestações pacíficas e os assaltos e a insegurança arrancam em força, até aos conflitos previsíveis, mas que serão reprimidos, com ordens firmes e com a voz bem colocada, para que se ouça e se intimide…
Estão aqui alguns factos e era bom que governantes, “experts” e “picaretas falantes” apresentassem os contra argumentos para a gente entender, a competência de adivinhação de cada um dos grupos e podermos acreditar que o nosso futuro não está a ser desenhado a papel químico do da Grécia, só porque “as mesmas causas produzem os mesmos efeitos!”

Sem comentários:

Enviar um comentário