(per)Seguidores

domingo, 5 de junho de 2011

Mais um prémio mundial, que nos ajuda a refletir…

O site português Pordata foi distinguido pelas Nações Unidas, sendo o vencedor dos World Summit Awards - entregues a cada 2 anos - na categoria e-Ciência e Tecnologia.
O Pordata é uma base de dados da responsabilidade da Fundação Francisco Manuel dos Santos. Reúne informação sobre Portugal relativa aos últimos 50 anos, em 14 áreas distintas. O site foi lançado no início do ano passado e surge na sequência de dois projectos coordenados por António Barreto sobre A Situação Social em Portugal, publicados em 1996 e 2000.
Através do Pordata estão hoje disponíveis dados em áreas como: população, saúde, educação, emprego e condições de trabalho, produto, rendimentos e níveis de vida, habitação, justiça, cultura, segurança social, conforto e bem-estar, contas nacionais, função social do Estado, empresas e trabalhadores.
Logo na página inicial é possível ter acesso a indicadores estatísticos em tempo real, com dados sobre o número de nascimentos, os óbitos do dia, o número total da população, o saldo migratório e a despesa pública com educação e saúde.
No dia da reflexão para decidirmos o futuro, é sempre bom termos instrumentos que nos permitam transportarmo-nos ao passado, com a vantagem de nos manter informados e acordados para as ações e os atores desse futuro.
Não é todos os dias que recebemos notícias de Portugal ser o recetáculo de prémios mundiais, mas nos últimos tempos tem sido tantos (aqui sempre destacados), que a fazer o rol, ficaríamos com a ideia de que os portugueses são mesmo bons. E somos! Como se costuma dizer em certas piadas, o que estraga não haver mais fartura são os dirigentes que temos, porque individualmente cumprimos com mais do que aquilo que nos é oferecido.
Claro que, todos os prémios tem por trás de cada um deles, uma pessoa, que individualmente produz a matéria reconhecida e que redunda sempre na partilha, em benefício de todos e para bem da sua comunidade, sem que tal método se possa traduzir por cooperação. Quase sempre, os sucessos coletivos são feitos do somatório de trabalhos individuais e mais não há pela concorrência/competição, que não é criativa, porque imola sempre algo, ou alguém…
E os PARABÉNS, com gratidão, aos responsáveis do site, do qual havemos de retirar proveito, coletivamente.
A Pordata é um serviço público, um projecto destinado a todos, pensado para um vasto número de utentes que comungam do interesse em conhecer, com confiança e rigor, mais sobre Portugal. É, por isso, com imenso orgulho que passo, a partir de hoje, a partilhar esta fonte de informação com todos os que possam dela necessitar.
Maria João Valente Rosa, Diretora do Projecto
Para quem precisar de mais dados informativos, ou os mesmos, também os pode encontrar neste outro site, onde eu próprio já me servia: Por7ugal.net
Nota – nos sites com dados em tempo real, nem sempre os números são coincidentes, mas…

Sem comentários:

Enviar um comentário