(per)Seguidores

quarta-feira, 8 de junho de 2011

“É preciso restaurar a honra do pepino!”

A Comissão Europeia propôs um pacote de 150 milhões de euros para ajudar os produtores agrícolas cujos produtos vegetais viram as suas vendas caírem com o atual surto da E. coli.
Os Ministros da Agricultura da UE mantêm esta terça-feira uma reunião de crise sobre o assunto.
O comissário europeu da Agricultura, Dacian Ciolos, disse antes do encontro em Luxemburgo: "Proporei 150 milhões de euros hoje. Espero que as autoridades sejam capazes de dar uma resposta sobre a fonte da infeção quanto antes. Sem essa resposta, será difícil reconquistar a confiança dos consumidores, que é essencial para o mercado recuperar a sua força."
A indemnização cobrirá o período entre o final de maio e o final de junho, mas a quantia paga poderá mudar assim que os prejuízos de cada país ficarem conhecidos.
Segundo o comissário europeu da saúde, John Dalli, o surto é limitado ao norte da Alemanha e não necessita de controlos amplos de toda UE. Dalli também advertiu contra a divulgação de informações não confirmadas sobre o surto, dizendo que isso disseminava o medo e afetava de forma adversa a produção agrícola, declarações feitas durante uma sessão do Parlamento Europeu, antes da reunião de emergência.
Ao comentar o andamento da crise, ele disse que apontar inicialmente os pepinos espanhóis como fonte da contaminação foi um erro. "É crucial que as autoridades nacionais não corram a dar informações sobre a fonte da infeção quando não estiverem justificadas pela ciência", afirmou.
“A honra do pepino”
Após o discurso do comissário da Saúde, o deputado espanhol Francisco Sosa-Wagner discursou no Parlamento segurando um pepino e afirmou: "Precisamos restaurar a honra do pepino", disse. A Espanha diz que exigirá da Alemanha uma compensação por 100% das perdas verificadas pelos seus produtores após a acusação falsa contra os pepinos exportados pelo país. A associação espanhola de exportadores de frutas e hortaliças estima as perdas em 225 milhões de euros por semana.
Mas como é? Então os inteligentes fazem a asneira e os pacóvios (também os do sul) é que pagam?
Nós e os espanhóis, tesos até ao cotão, e a União (nestas coisas estão eles unidos) vai desembolsar 150 milhões de euros, que é de todos os Estados-membros, para beneficiar o infrator? Não dá para acreditar, muito menos para adjetivar, por decência… e se for preciso mais, lá vai barão!
O comissário europeu da saúde bem puxou as orelhas aos alemães, dizendo, exatamente, o que aqui já repeti, que não se pode dar informações sobre a fonte da infeção enquanto não estiver justificada cientificamente.
Pelo menos, haja humor, com a proposta de campanha do deputado espanhol a favor da honra do pepino. O que é preciso, é que os governantes espanhóis exijam, DA ALEMANHA, todos os prejuízos causados, porque se vierem a precisar de uma “ajudinha” vão pagar com juros e privatizações…
Realmente! A Europa está um circo, mas desde o dono até ao apresentador, todos pensam que todos somos animais e deixam a domadora chicotear a bicharada….
Estamos entregues… mas entretanto:
 E. coli. Indemnização proposta por Bruxelas desagrada a ministros

Sem comentários:

Enviar um comentário