(per)Seguidores

domingo, 3 de agosto de 2014

Lindo! Não se veem pessoas, mas brilham algumas diferenças…

Portugal esteve esta sexta-feira em destaque no site de NASA, a agência espacial americana, que escolheu para Imagem do Dia uma belíssima fotografia da Península Ibérica, tirada na noite de 26 de Julho.
A fotografia mostra as luzes que brilham à noite nas diferentes áreas metropolitanas da Península Ibérica. Na imagem pode ver-se o nosso país, Espanha, Andorra, parte do estreito de Gibraltar e uma pequena fracção do território francês.
A foto foi exibida na secção “Imagem do Dia” do site, onde a NASA vai publicando as fotos e vídeos mais extraordinários – desde corpos celestes capturados a milhares de anos-luz da Terra, até imagens do nosso próprio planeta, passando por instantâneos capturados nas missões da agência.
De acordo com a legenda que a NASA acrescentou à imagem, a foto foi tirada a partir da ISS, a Estação Espacial Internacional, por um dos membros da tripulação da Expedição 40, missão que teve início em Maio deste ano.
Através da Estação Espacial Internacional (EEI), já é possível ver a Terra, em directo e em alta definição. E é impressionante! A EEI demora cerca de 90 minutos a completar a sua órbita pelo planeta, o que permite, por exemplo, ver um pôr-do-sol a cada 45 minutos.
No âmbito da experiência High Definition Earth Viewing, a NASA colocou 4 câmaras no exterior da EEI que transmitem, 24 horas por dia, imagens que podem ser acompanhadas por qualquer dispositivo ligado à internet, através da plataforma Ustream.
O projecto, que teve início no dia 1 de maio deste ano, tem como objectivo testar o comportamento das câmaras no Espaço, ou seja, a forma como o hardware das mesmas reage ao ambiente radioactivo. As câmaras estão protegidas por um compartimento com nitrogénio seco, temperatura controlada e pressão semelhante à da Terra. O design das cápsulas foi feito em parceria com alunos do ensino secundário dos EUA.
A EEI orbita a cerca de 400 quilómetros acima da Terra e desloca-se a mais de 27.000 quilómetros por hora. Num só dia, realiza entre 15 a 16 órbitas do planeta.
Se estiver a ver as imagens em directo, e de repente o ecrã ficar em tons de cinzento, é porque a NASA está a trocar os sinais de cada câmara; se ficar escuro, praticamente preto, significa que a EEI está a atravessar a parte nocturna da Terra, o que acontece durante cerca de 40 minutos, a cada 92 minutos.
Acompanhe a Estação Espacial Internacional e saiba exactamente onde ela está no momento, através do ISSTracker.
Veja a Terra em directo e em alta definição AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário