(per)Seguidores

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Para um melhor achamento do que procura…

Nem todos os utilizadores sabem como aproveitar o motor de busca da Google em pleno. Há pequenos detalhes que podem tornar a pesquisa mais eficaz e ferramentas que o podem facilitar.
Nesta lista, pode ler-se algumas das dicas que o motor de pesquisa mais utilizado do mundo disponibiliza e que simplificam os resultados pretendidos.
1 - Para encontrar o significado de uma palavra basta escrever "definir:" antes da palavra que se quer encontrar. A definição aparece logo no topo da página de resultados.
2 - Há palavras que estão relacionadas umas com as outras ou que têm o mesmo significado. Para evitar ter que pesquisar sobre todas elas, acrescenta-se um til no fim do termo pesquisado e vão aparecer também os assuntos relacionados.
3 - Para descobrir frases exatamente pela ordem que pretende, como, por exemplo, citações, basta colocar aspas no início e no fim das afirmações.
4 - Se precisar de encontrar um artigo que leu em determinado site mas não se lembra do nome do texto para o poder encontrar, escreva na barra de pesquisa do google "site:", seguido do link do site onde leu o artigo e de termos que possam ajudar a encontrar o texto.
5 - Delimitar preços de um produto ou datas de determinado acontecimento também é possível se entre os valores pretendidos colocar dois pontos finais ".."
6 - Muitas vezes é necessário procurar alguma coisa, mas querer, ao mesmo tempo, excluir outra. Por exemplo, encontrar uma receita de cozinha de determinado prato mas sem um ingrediente específico. Escreve-se então a receita desejada, um menos "-" e o ingrediente que quer excluir.
7 - Outra ocasião em que o Google pode ajudar é quando quer encontrar algo, mas não se recorda da totalidade dos termos, como, por exemplo, letras de músicas. Nesta situação deve escrever tudo o que sabe e colocar um asterisco "*" nos espaços que não se lembra. O motor de busca apresentará todas as respostas possíveis.
8 - Se só quiser resultados de um suporte específico como Power Point ou PDF, escreve-se o que se quer pesquisar e à frente "filetype:" e formato desejado.
9 - Para não perder mais tempo do que aquele que pode, o Google tem uma espécie de alarme para ajudar a controlar o tempo. Basta escrever "set timer for" na barra de pesquisa e clicar no primeiro link para estabelecer um horário. Assim que o tempo terminar, o Google começa a apitar.
10 - Resolver equações é mais fácil do que realmente parece. O Google dá-lhe a resposta em segundos se colocar a equação na barra de pesquisa.

Sem comentários:

Enviar um comentário