(per)Seguidores

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Uma nova forma de (re)educar os jovens “rebeldes”…

É território completamente novo para os pais. À medida que as redes sociais vão evoluindo e ocupando cada vez mais espaço na vida das pessoas, também surgem novos usos em que não se tinha pensado antes.
Ana Rita Guerra
Já pensou em usar o Facebook como forma de castigar os filhos quando se portam mal? Não se trata de cortar o acesso à rede social, antes pelo contrário. O Mashable ensina regras pouco convencionais para castigos, no mínimo, originais. Para que funcionem, os seus filhos têm de o ter na lista de amigos. Estas dicas são, na maioria, mais engraçadas que realistas, mas vale a pena dar uma olhada:
1. Uma demonstração de imaturidade = foto embaraçosa de quando era bebé
É mesmo isto. Se o adolescente decidiu fazer uma asneira, implicou com uma criança mais nova, partiu um vaso de propósito ou foi apanhado com a garrafa de cerveja na boca, publicar uma foto embaraçosa de quando era mais pequeno pode ser o castigo mais eficaz. Toda a gente sabe que os adolescentes detestam tudo o que os faça parecer pouco fixes.
2. Não querem falar? Utilize o seu mural
Isto é mesmo pouco convencional. Se o adolescente está naquela fase em que responde às perguntas com "NÃO SE PASSA NADA LARGUEM-ME", fazer a pergunta no seu mural pode ser remédio santo. "Como está aquela comichão que tinhas ontem?".
3. Quarto desarrumado = foto no seu perfil
Quando se é adolescente, fazer a cama e aspirar o chão não está no topo das prioridades. Mas há limites. Se o quarto é um autêntico pandemónio ao estilo "Acumuladores compulsivos", publique uma foto no Facebook e proponha um leilão.
4. Mania de reclamar? Invada as conversas
Há um motivo pelo qual os adolescentes estão a deixar o Facebook em massa: a intromissão dos adultos. Enquanto os seus filhos não fazem isso, aproveite para deixar um comentário no vídeo engraçado da MTV que publicaram, de forma que os amigos deles notem.
5. Não fazem as tarefas diárias? Crie um evento
Os amigos deles saberão que algo não está a correr bem na divisão de tarefas diárias se criar eventos para a limpeza das alcatifas e a lavagem da loiça. Convide o máximo de amigos possíveis para a "festa".
6. As notas desceram? Dê uma ajuda
Se as notas do período foram mais baixas que o costume, partilhe nos seus murais links para sites especializados em temas de estudo.
7. Estão a afastar-se? Identifique-os
Na fase de crescimento, há sempre aquela parte em que os pais são uma 'seca' e os amigos é que são porreiros. Se eles deixaram de comunicar consigo, use e abuse das identificações. Mesmo que seja numa foto de uma chávena de café, porque se lembrou das noites de sono perdidas quando eram bebés.
8. Acham que não os entende? Goste de tudo o que eles gostam
"Tu não me entendes" é um clássico do confronto geracional. Resolva-o pondo "Gosto" nas páginas dos artistas, filmes e desportos favoritos. Toda a gente saberá que adora o "Crepúsculo" e Bruno Mars.
9. Não respeitam a hora? Festa de pijama
Se a hora de chegar a casa não foi respeitada, convide-os para uma "festa de pijama" obrigatória na noite seguinte e faça updates contínuos sobre o que está a acontecer. Pode incluir fotos com pijamas às bolinhas.
10. Use mas não abuse
Os filhos são seus e gostam que gostem deles…

Sem comentários:

Enviar um comentário