(per)Seguidores

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Haja paciência para entender o que é sustentabilidade!

Segundo a proposta do Orçamento de Estado para 2014, as pensões vão subir 0,25% em 2014, o que representará um aumento de poucos euros no rendimento mensal dos cidadãos pensionistas.
A Comissão Europeia aplaudiu o projeto de lei de reforma das pensões aprovado pelo governo espanhol. A nova legislação introduz o fator de sustentabilidade e estabelece a revalorização do sistema de Segurança Social não vinculado diretamente à inflação.
“Saudamos e apoiamos os planos do governo espanhol de complementar as reformas recentes do sistema de pensões com uma atualização da fórmula da indexação das pensões e a introdução do fator de sustentabilidade”, disseram fontes comunitárias.
A aplicação do fator de sustentabilidade pretende adequar as pensões à esperança média de vida dos beneficiários, considerando que se os espanhóis vivem cada vez mais, a quantia da reforma deve modelar-se em função do tempo quando se for beneficiar desta, explica o Expansíon. Assim, o fator começará a funcionar em 2019, será revisto automaticamente a cada 5 anos e será aplicado uma única vez nas novas pensões.
Em 2014, vai entrar em vigor a nova fórmula de revalorização das pensões: se a situação económica for má, as pensões sobem 0,25%, se for boa, a valorização será igual à variação anual da inflação mais 0,25%.
As fontes comunitárias defendem que estas “são novas medidas importantes para preservar a estabilidade do sistema de pensões, controlar o rápido aumento do gasto em pensões e fortalecer a sustentabilidade no longo prazo”.
Bruxelas pediu assim a Madrid a “rápida adoção e implementação das medidas propostas" no Orçamento do Estado espanhol para começarem a “ter um impacto já no próximo ano”.
Concluindo, há ibéricos e ibéricos e estaria tudo dito, mas…
Sobre a introdução do “fator de sustentabilidade”, deste lado da Ibéria já começou a ser aplicado em 2008, enquanto do outro lado só começará a ser implementado em 2019. Ou nós somos muito apressados e vamos à frente dos espanhóis no que à sustentabilidade das reformas diz respeito ou eles são muito lentos, apesar do “sangue na guelra” que os identifica, sem que essa “lentidão”, que é mais justa, ponha em perigo a tal sustentabilidade do sistema. Aqui há gato, até pelos aplausos de Bruxelas…
Para aumentar as desigualdades de soluções para países vizinhos e Estados-membros da mesma UE, nuestros hermanos não foram castigados com o CES nem com a sobretaxa especial. E ainda… o Estado garante que as pensões subirão todos os anos seja qual for a situação económica, dependendo da inflação, mas no mínimo 025%. E ainda… nunca poderão ser congeladas.
Para cúmulo, a Ministra do Emprego e da Segurança Social comunicou todas estas “regalias” a cada reformado, pessoalmente, por carta, com “un cordial saludo”, em conjunto com outra carta onde comunicam o aumento específico de 2014.
Qualquer semelhança com a parte mais ocidental da península é mera ficção.
Qualquer diferença com a parte mais oriental é uma real imposição de Bruxelas (na troika), que nos coloca no continente africano…
O que é que devemos chamar a isto? Justiça? Discriminação? Rigor? Embuste?
Discriminação é de certeza e que hay gato, hay!
Imagem recebida por mail

Sem comentários:

Enviar um comentário