(per)Seguidores

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Francisco escreve e fala sem papas na língua…

O Papa Francisco afirmou que a idolatria ao dinheiro impede a criação de uma sociedade igualitária, numa mensagem divulgada pelo Vaticano por ocasião da Quaresma.    
"Quando o poder, o luxo e o dinheiro se tornam ídolos, antepõem-se a uma distribuição equitativa da riqueza. É necessário que a consciência se converta à justiça, à sobriedade e ao compartilhamento", afirmou Francisco. "A miséria não coincide com a pobreza. A miséria é a pobreza sem confiança, sem solidariedade, sem esperança", comentou o Pontífice. 
Condições sociais injustas como o desemprego podem levar as pessoas ao pecado, à ruína financeira e até mesmo ao suicídio, advertiu o papa Francisco.
A miséria moral, disse o papa, "consiste na escravidão do vício e do pecado", como o álcool, as drogas, os jogos de azar e a pornografia.
A seguir, o Papa observou que muitas vezes "condições sociais injustas", como o desemprego, podem induzir o ser humano a esse tipo de miséria, privando as pessoas da dignidade do trabalho e do acesso à educação e à saúde. "Em casos assim, a miséria moral pode ser considerada um suicídio iminente".
Desde o início de seu pontificado, Francisco tem alertado para os excessos do capitalismo e para a desigualdade dos rendimentos.
Quem não é católico ou sendo-o é “não praticante”, cada vez mais começa a sentir apoio no báculo deste Papa, que tem a coragem de falar aos poderosos do mundo, dos países e das comunidades, com a simplicidade de conceitos e de valores,  desconstruindo a retórica neoliberal com que tem tentado complicar para confundir quem não tem fé nas doutrinas que orientam o surripianço institucionalizado…
Vale a pena ouvi-lo e segui-lo, politicamente e socialmente…

Sem comentários:

Enviar um comentário