(per)Seguidores

sábado, 12 de janeiro de 2013

A “legitimidade” de um jogo ganho na “secretaria”…

Passos Coelho diz que o Governo não foi eleito só para cumprir o programa da Troika. O primeiro-ministro disse ainda que tem toda a legitimidade para preparar o futuro do país.

Parece que o conceito de legitimidade democrática anda pelas ruas da amargura, amargurando os eleitores que deram o voto a quem teve uma minoria absoluta e agora se arroga o direito de, contrariando todas as promessas do programa eleitoral, fazer, literalmente, o que lhe apetece, porque sim, durante 4 anos, assente na “legitimidade” da soma de 2 minorias absolutas (de eleitores), que mais parece uma dita dura virtualidade…
O executivo está a aplicar um programa diferente do sufragado, aponta o antigo líder do CDS-PP, que tem dúvidas se “o país aguenta mais dois anos esta situação de tensão”.
O antigo líder do CDS-PP, Adriano Moreira, considera que o Governo de Passos Coelho está a perder “legitimidade” por estar a aplicar um programa “bem diferente” daquele com que se apresentou a eleições.
Adriano Moreira afirmou que é “absolutamente evidente que entre o programa oferecido e o programa que está a ser executado não há coincidência e aí começa a perda da legitimidade do exercício”.
Reconhecendo que o memorando da troika é “uma condicionante” para o Executivo, realçou, no entanto, que o documento já existia quando o PSD foi a eleições. E admitiu mesmo que o se Tribunal Constitucional decidir pela inconstitucionalidade de algumas normas do Orçamento do Estado essa legitimidade ainda ficará mais frágil. Nesse caso, o Governo terá que “encontrar soluções de emergência e de urgência para colmatar os vazios” provocados pelo chumbo dessas normas.
Adriano Moreira também disse duvidar se “o país aguenta mais 2 anos esta situação de tensão”. “Dentro do próprio Governo e da representação parlamentar da maioria, na consciência e inteligência das pessoas, há divergências”, e só se conseguem convergências pela pressão a que o país e o Governo estão sujeitos para cumprir o acordo com a troika.
Esta situação de condicionamento devido à troika “tem reflexos preocupantes”, observa Adriano Moreira, nomeadamente na “tendência que há em alguns lugares e intervenções para tratar a Constituição como se fosse uma lei ordinária”. Ora, o antigo líder centrista diz que este é o cenário dos “protectorados”, e no caso de Portugal quem dá as orientações são as instituições internacionais, que, afirma Adriano Moreira, dão ao Governo orientações neoliberais acompanhadas de uma “atitude repressiva” e que o PSD praticamente assume como suas, aponta.
“Esse partido [PSD], tendo ele tido sempre uma pluralidade de orientações - foi sempre um partido bastante plural -, o acento tónico é [agora] neo-liberal. É um neo-liberalismo implacável nas circunstâncias em que nós estamos e essa ideologia liberal é acompanhada de uma atitude repressiva”, criticou Adriano Moreira, adiantando que o Governo e o principal partido que o suporta funcionam tendo por base estratégica unicamente o orçamento e não se preocupam com o cumprimento dos preceitos constitucionais.
Por isso, o antigo líder do CDS-PP defende que há quem, no seu partido, embora participe na coligação governamental, não concorde com a orientação que está a ser seguida pelo executivo. E diz mesmo que as sugestões e imposições da troika vão contra a concepção que o CDS-PP tem do Estado social, mas o partido liderado por Paulo Portas não se rebela porque é responsável e tem consciência de que “qualquer crise política seria muito grave para o país”.
Mas para além da “legitimidade” alcançada em julho de 2011, só se pode falar de democracia quando a vontade do povo delegada expressa em votos num determinado momento é confirmada na prática pelos depositários dessa delegação. E hoje, parece que as coisas não se coadunam, donde se pode pensar que é o povo que está errado, ou é o governo…

Apesar de uma sondagem não ser uma eleição e mostrar apenas a diferença entre a eficiência do governo e a ineficácia das medidas que vai tomando, deveria servir de aviso, de que o POVO NÃO QUER IR POR AÍ…
E quem tem ouvidos para ouvir, que ouça, porque quem tem olhos para ver, vai vendo!

4 comentários:

  1. After looking at a few of the blog articles on your web site, I
    honestly appreciate your technique of blogging.
    I bookmarked it to my bookmark site list and will be checking back
    in the near future. Please check out my web
    site as well and let me know what you think.
    My web-site :: Cheap NFL Jerseys.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thanks for the compliments, success for your blog and a hug.

      Eliminar
  2. I am really thankful to the holder of this website who has shared this fantastic piece of writing at at this place.
    Stop by my site ; Christian Louboutin

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thanks for the compliments, success for your blog and a hug.

      Eliminar