(per)Seguidores

domingo, 16 de setembro de 2012

“Afinal há soluções, prender estes ladrões!”

Foto de Nuno Botelho
Na maior das manifestações realizadas em Portugal de há mais de 100 anos, as notícias são muito poucas, comparadas com qualquer espirro do Presidente da República, com qualquer arroto de Passos Coelho, com qualquer afonia de Paulo Portas, ou com qualquer guilhotinada de Vítor Gaspar, mas os jornais lá sabem o que fazem, como fazem e para quem fazem…
A estratégia foi a clássica sobrevalorização dos pormenores folclóricos de “violência” originados por anónimos “amadores” ou “profissionais do quadro”, que desviam os leitores/espectadores da substância dos acontecimentos, mas como se vê, o povo não é burro e está a perder a paciência com quem os engana e daqui para frente, seja quem for...
A prova da minha presença
A velha tática, que se traduz na “guerra” dos números dos manifestantes, começa a ser ridícula, por reduzir substancialmente (para metade) as várias parcelas (em cada cidade), normalmente feita pela polícia, que como sabemos não são formados em matemática e já nem se devem lembrar das fórmulas para achar as áreas, o número de pessoas por m2 e a regra de 3 simples para encontrar o resultado. Dizerem que no Porto (onde marquei presença) estiveram 20.000 pessoas é uma anedota multiplicada pelas trinta e tal cidades que foram cenários da repulsa de quem nos expulsa das nossas vidas, roubando-nos no presente, hipotecando-nos o futuro e assassinando-nos a esperança…
Não vale a pena fazer grandes análises, nem dizer muito sobre o que se passou no país, pois haverá muita gente erudita e “personalidades” a fazê-lo com muitas palavras bonitas, para dizer o que povo explicou de forma simples, direta e certeira, como um cartaz que, no Porto, dizia: “Afinal há soluções, prender estes ladrões!” ou mais este, em linguagem tipicamente nortenha:
Foto de Nuno Botelho


As imagens falam por nós, haja quem as ouça!
Nota - Foi alterada a autoria da 1ª foto, depois de receber um comentário, que julgo fidedigno, embora no fotograma constasse o nome inicial .

4 comentários:

  1. A 1 foto não é Rui Duarte Silva mas sim tambem é de Nuno Botelho....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de não saber com quem estou a responder, fiz a correção, mas devo dizer que no fotograma constava a autoria de Rui Duarte Silva, o mesmo acontecendo com a URL:

      http://2.bp.blogspot.com/-MhbygB4g9Us/UFW95zQUTOI/AAAAAAAATZA/_NyuAAyr72s/s1600/!5+setembro_compromisso_Rui+Duarte+Silva.jpg

      Espero que Rui Duarte Silva não a reclame.

      Eliminar
  2. Não a foto e mesmo Nuno Botelho.. O meu colega estava tb fotografo estava no Porto a fotografar a manifestação do Porto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pronto ainda bem que retifiquei, mas espero que tenha confirmado a a informação do jornal estava errada.
      Obrigado.

      Eliminar