(per)Seguidores

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Uma MIXórdia alucinada de elucidados! É muita areia!

"Esta redução traduz-se na retirada desta subconcessão e suspensão dos trabalhos de construção dos lanços: IP8/A26 entre Relvas Verdes e Grândola, IP8/A26 entre Santa Margarida do Sado e Beja e IP2 entre o nó de Monte de Pinheiros e o nó de Ramal", lê-se no comunicado da EP.
Só para que se fale de PPP e se continue a folgar as costas dos administradores e acionistas das mesmas, aparecem notícias destas sobre poupanças/cortes e declarações do PM (na entrevista), que dão a entender que se está a tratar de acabar com este regabofe e se está “já” a implementar a questão da “equidade”, no “cumprimento" do acórdão do TC.
Afinal, nem são poupanças, muito menos cortes nos contratos das PPP, são simples cortes em obras previstas (e dizem que nos serviços de manutenção), que não tem nada a ver com o assunto…
Areia para os olhos!
João Cravinho admitiu na comissão parlamentar de inquérito às PPP, que um "erro" na previsão da procura para o comboio da ponte 25 de Abril no contrato de concessão da Fertagus foi "monumentalmente errada".
Entretanto, e bem, começa-se a “virar o cu ao prego” para saber quem tem responsabilidades neste “Monte Negro” das PPP e lá foi Cravinho dizer que foi um simples erro de “previsão”, sem se saber se houve estudo e se o “erro” está no estudo, ou se não houve e foi com base no “achismo” dos políticos de então.
Mas convém termos consciência de que se houve culpados nas concessões, há responsáveis pela sua manutenção, que devem denunciar esses contratos quanto antes.
Se não, é mais areia para os olhos!
"O que mais me surpreendeu foi o primeiro-ministro e o ministro das Finanças terem anunciado medidas que parecem não ter sido bem estudadas", disse João Cravinho no final da Comissão Parlamentar de inquérito às PPP.
Mais valia Cravinho ficar calado, a não ser que seja para confirmar que nos governos (também no seu), por norma, não há estudos sérios, embora se pague seriamente a gente séria e competente (que erra por ser humano)…
Mais areia para os olhos!
Questionada se as medidas de política económica devem ser alvo de um estudo de impacto, Teodora Cardoso apoia completamente a ideia. “Seguramente, sobre todas as medidas aliás, isso é uma coisa que nos falta. Tomam-se as medidas e nunca sequer a posteriori se vai verificar os efeitos que elas produziram”.
Por outro lado, ou por outra cabeça, Teodora não diz nada sobre a TSU porque não tem os tais estudos de impacto, o que é lógico.
Mas poder-se-ia perguntar-lhe se o BdP também os tinha no tempo do Constâncio (e dela), quando explodiram o BPN e o BPP e por que não foram tomadas medidas, a anterirori e por que se enveredou a posteriori pela nacionalização dos prejuízos do primeiro e deixar p’ra lá o segundo.
E bota areia nisso!
Medida pode ter, afinal, efeitos totalmente contrários àquele que o Governo pretende, que era criar postos de trabalho.
Claro que havendo estudos cientificamente feitos (no caso, gratuito), é mais fácil tomar decisões certas e certeiras, de acordo com os interesses dos contribuintes, a não ser que haja “almoços ou jantares que não são de graça” o que não tem graça nenhuma sermos nós a pagar...
Assim, é poeira, mas para os olhos dos mixordeiros…
O histórico militante social-democrata e empresário, Ângelo Correia, um dos principais apoiantes de Pedro Passos Coelho dentro do PSD considera que o primeiro-ministro não pode "perder a face" nem a "autoridade" mas deve recuar nas alterações à TSU e considera que o Executivo tem conduzido o país de forma errada e criticou duramente a sua actuação.
E para esquecermos o trágico desempenho dos “bom alunos” (alguns até são professores), há que insistir na TSU e até o Ângelo, como conselheiro de Passos, vem aconselhá-lo, publicamente, que mande a dita cuja às favas e que venha dizer que era tudo a brincar. Só podia! Nem os velhos e ferozes ditadores tiveram o desplante de sacar dinheiro aos trabalhadores para dar aos patrões, com exceções, mesmo entre “democratas” republicanos (Mitt Romney critica eleitorado americano em vídeo)…
Isto é que é areia!
Já Marcelo (que não é Ângelo), comentador, conselheiro público de todos, e em particular de Estado, mais comedido do que Correia e muito mais “independente”, não tem pejo em sugerir, publicamente, que Passos engane os portugueses (e o Conselho de Estado) com uns toques que retoquem a TSU e pronto…
Marcelo não esteve nas manifestações, nem as viu, nem viu ou ouviu que ninguém insultou a TSU, mas só chamou gatunos e outras coisas feias (sabe-se lá a quem), por causa das Taxas Suportadas só por Uns…
Daqui é só areia!
Quanto à TSU, o professor acredita que as dúvidas sobre a sua constitucionalidade serão uma desculpa para recuar na medida.
Pelo que se lê, até ministros de Passos não estão de acordo com a TSU, mas Marcelo (que não é Ângelo) dando mais um sinal da sua “independência” atira as culpas para Portas (que nunca foi Ângelo) e sem querer pressionar o TC entrelinha o seu “parecer” sobre a não inconstitucionalidade…
Mais areia, alaranjada!
"A crise está instalada. Querem maior crise do que o país a gritar vão-se embora e a chamar gatunos aos membros do Governo? Foi o que aconteceu no sábado", comentou Mário Soares, que questionado se é possível ser nomeado um novo Governo sem recurso a eleições antecipadas, respondeu que esse cenário é possível "e depende do Presidente da República". Depois, deu como exemplo a forma como foi resolvida a última crise política em Itália.
Estou quase sempre de acordo com o que Soares diz, mas algo se passa para ele dizer o que disse. Por um lado, para quem defendeu sempre a democracia metê-la agora na gaveta tem pés para andar, mas não tem cabeça! Por outro lado, o exemplo de Itália não pega, porque embora o tecnocrata, em vez de sussurrar, vá gritando, só é “respeitado” pela rede de conhecimentos que tem e o colocaram lá, mas o país continua a afundar-se…
E se Cavaco fizesse o mesmo, quem seria o indigitado? Vítor Gaspar (Medina Carreira não aceitaria), pelas mesmas razões que colocaram Monti e porque efetivamente Gaspar já é o PM de cá (PPC é o seu porta voz)…
Já começa a ser areia demais...

Sem comentários:

Enviar um comentário