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terça-feira, 18 de setembro de 2012

Um murro nos olhos de quem não quer ver…

A marca italiana, gerida por Alessandro Benetton, quis manter a tradição e criar mais uma campanha polémica.
Desta vez o foco são os jovens desempregados. Usando o slogan “Unemployee of the Year” (Desempregado do Ano), os cartazes mostram jovens bem vestidos e que, segundo a Benetton, representam uma geração: têm um curso superior, talento, mas não têm trabalho.
A campanha é uma iniciativa da fundação “UNHATE” (não ao ódio), propriedade da marca Benetton. Esta fundação é a mesma responsável por campanhas polémicas tais como a do ano passado que ilustrava personalidades influentes da sociedade mundial aos beijos (caso do cartaz com a imagem do Papa Bento XVI e Ahmed Mohamed el-Tayeb).
“Desempregado do Ano” pretende ser mais do que só uma campanha e para isso a empresa decidiu criar um concurso com o mesmo nome. Jovens entre os 18 e os 30 anos podem inscrever-se, partilhar o seu currículo de “desemprego” e propor um projecto. Os 100 mais votados serão escolhidos para serem financiados com 5.000 euros.
A empresa de roupa italiana optou por chamar à atenção para o desemprego juvenil pois “pela primeira vez em muitos anos, os nossos filhos vão ter uma vida mais dura que os seus pais” afirmou o responsável pela marca e “esta [campanha] pode parecer menos chocante que a anterior mas no fundo é mais grave”.
Relatórios financeiros da Benetton revelam que a empresa aumentou o número de trabalhadores recentemente.
Nem sei se é aproveitamento publicitário ou se é publicidade proveitosa para denunciar com estrondo a “bomba” que lançaram sobre a comunidade mundial para formatarem uma sociedade sem dignidade e sem futuro.
Na área da criatividade (seja marketing, humor, literatura, artes visuais, etc.) não sou nada moralista e no caso até me parece uma intervenção amoral, mas com uma mensagem contra a imoralidade reinante, um murro no olho de quem não quer ver…
E é quanto basta para dar publicidade à denúncia, tanto mais se for verdade que a marca criou postos de trabalho e pode gerar 100 oportunidades, não fazendo promessas, mas potencializando promessas desperdiçadas ou adormecidas…
Boa sorte aos concorrentes, para se libertarem das correntes!
UNEMPLOYEE OF THE YEAR - The Film

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