(per)Seguidores

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Os “mais carenciados” até vão “amigalhar”…

Para compensar o aumento do IVA para 23%, o Governo vai aplicar descontos de 6% nas faturas da eletricidade e de 2% no gás natural das famílias com maiores dificuldades, reduções que deverão entrar em vigor já a partir de outubro.
Com esta medida, o Executivo pretende reduzir o impacto nas famílias com rendimentos mais baixos do aumento do IVA de 6% para 23%.
O desconto poderá abranger ainda os reformados por invalidez e os desempregados, cujo prazo para receber subsídio esteja perto do fim.
Ou seja, por outras palavras e raciocinando:
1 - A eletricidade vai aumentar 17%, em termos absolutos (para todos);
2 - O gás natural vai aumentar 17%, em termos absolutos (para todos);
3 - Os “mais carenciados” vão pagar, pela eletricidade, menos 6% da fatura;
4 – Quer dizer: a eletricidade vai aumentar 11%, relativamente aos “mais carenciados”;
5 - Os “mais carenciados” vão pagar, pelo gás natural, menos 2% da fatura;
6 - Quer dizer: o gás natural vai aumentar 15%, relativamente aos “mais carenciados”;
7 – Na realidade, a eletricidade e o gás natural vão aumentar em termos absolutos, para todos, mais para uns do que para outros…
Fazendo umas continhas, na prática, um consumidor “mais carenciado”, que pague 30 €/mês de electricidade, terá direito a um desconto de 1,8 euros, ou seja, de 21,6 euros por ano.
Se for consumidor de gás natural e usando o mesmo valor, em vez de 30 €/mês, terá direito a um desconto de 0,60 euros, ou seja, de 7,2 euros por ano.
E por que será que o “desconto” percentual será maior na eletricidade do que no gás natural, que deveria ser igual por princípio? Porque eletricidade todos tem (700.000 famílias) e o gás natural só alguns (150.000) coisa que nem eu tenho! É a chamada esperteza saloia… mas será deles o reino dos céus! E demos graças a Deus por não sermos dos incluídos...
Mas como diz o povo, “grão a grão enche a galinha o papo” e com estas medidas “sociais”, esperemos que “os mais carenciados” não tenham uma congestão com tanta migalha…

3 comentários:

  1. A lotação dos hoteis algarvios está garantida com estas medidas "salvadoras" e generosas.

    ResponderEliminar
  2. Félix da Costa
    Infelizmente o Algarve até é onde há mais pobreza e mais sem abrigo e onde há um programa dos restaurantes de combate à fome.
    Mas o importante da notícia é que nenhum jornalista fez as contas e difundem a toda a hora, antes, durante e depois do anúncio, do anúncio das medidas, de pura caridade cristã, salteada com a voracidade neoliberal...

    ResponderEliminar
  3. David J. Pereira
    Obrigado por ser um cliente satisfeito.
    Quanto ao link, é política minha adicionar todos os que comentam e tem blogues. Nem precisa retribuir, mas se quiser, estamos todos aqui para partilhar.
    Abraço

    ResponderEliminar