(per)Seguidores

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Mais conselhos dos mais velhos…

Há muita gente que julga que estudar é muito aborrecido, mas se tem de o fazer, faça-o como deve ser. Há uns tantos mandamentos que deve seguir. Tome nota!
1 - O ambiente certo
Para ter sucesso no estudo, é importante que se veja livre de quaisquer distrações. Vá para um ambiente calmo, longe da televisão e de toques de telemóveis.
2 - As prioridades de estudo
Estudante que se preze, sabe o que é mais importante apreender. Não se perca no supérfluo. Opte por estudar primeiro as matérias mais difíceis, altura em que a cabeça está mais descansada.
3 - Leitura
Faça uma primeira leitura do material de estudo, de forma despreocupada. O objetivo é ficar com uma ideia geral do tema. Ainda não é importante assimilar conceitos.
4 - Apontamentos
Volte a ler a informação, mas, desta vez, tire apontamentos e faça um resumo do que estudou.
5 - Dar uso aos sentidos
Tem 5, lembra-se? Para além de ler, assista a palestras e a vídeos educativos. Depois de ter recolhido informação de todas as maneiras possíveis, faça um apanhado do mais importante, Anote e volte a ler.
6 - Quizz
Questione-se sem a ajuda dos apontamentos. Escreva as respostas ou diga-as em voz alta. Por outras palavras, treine-se para o exame oral.
7 - Descanso
Depois do estudo árduo, faça uma soneca. Descansar o cérebro é fundamental para cimentar ideias e assimilar a informação.
8  - Testar-se continuamente
Questione-se sobre a matéria de estudo, várias vezes por dia. Este auto-teste vai treiná-lo para que no dia do exame, já tenha tudo na ponta da língua.
por Solange Sousa Mendes

Sem comentários:

Enviar um comentário