(per)Seguidores

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O perigo nuclear mais perto de nós! Já não é no Japão!

Centrais Nucleares em França
Uma explosão na central nuclear de Centraco, em Marcoule, no sul de França, deixou um morto e quatro feridos nesta segunda-feira, segundo informou a Comissão de Energia Atómica do país. As autoridades francesas disseram não haver risco de vazamento de material radioativo.
A explosão ocorreu às 11h45 no horário local (10h45 de Lisboa) e foi causada por um incêndio num depósito de lixo radioativo. Um perímetro de segurança foi criado ao redor do local.
A central é um dos principais locais envolvidos na descontaminação de instalações nucleares desativadas da França e no tratamento e armazenamento de resíduos nucleares.
Localizada na região de Gard, a central produz um combustível chamado Mox a partir do plutónio reciclado de armas nucleares, mas não inclui reatores.
A planta da Centraco em Marcoule foi aberta em 1955 e é uma das centrais nucleares mais antigas da França, onde cerca de 70% da energia consumida em França vem de fontes nucleares, uma das mais altas percentagens do mundo.
Além da produção de energia, a central de Marcoule teve papel fundamental no programa francês para a fabricação de armamentos atómicos, como o combustível usado nos testes com bombas nos anos 1960.
A AIEA (Agência Internacional de Energia Atómica), da ONU, disse estar a acompanhar os desdobramentos do acidente junto às autoridades francesas.
Entretanto, já há “certezas” oficiais, que não nos podem deixar tranquilos, por serem oficiais e serem dadas sem tempo suficiente e necessário para opiniões abalizadas…
São 1.100 quilómetros! Alerta está!
O presidente francês Nicolas Sarkozy tranquilizou o país, negando o perigo de uma fuga radioactiva, depois da explosão do forno que explodiu na central nuclear de Marcoule.
Chegou mesmo a temer-se o pior, mas o governo francês negou que tenha havido qualquer fuga no local de armazenamento de detritos nucleares.
Foto

Sem comentários:

Enviar um comentário