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quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Aos “ex colegas”, para um exame de consciência…

O Sucesso consiste em não fazer Inimigos!
Recebi por mail, não conhecia o texto nem o autor, mas logo deparei com a sua publicação em muitos blogues e fiquei a saber algo sobre o escritor, de quem me servirei no futuro . E porque pode levar alguns “ex-colegas” a refletirem sobre o futuro próximo e nas atuais circunstâncias, sujeitos a serem “avaliados”, ou autoavaliados, dar a conhecer estas notas, pode contribuir positivamente no desempenho profissional e pessoal, que desejamos que aconteça, sobreavisados.

Curiosamente, a substância do texto traduz muito do que são acusados os “escorpiões”, mas pelos vistos o comportamento é generalizável, por razões naturais e biológicas… Que alívio!

Nas relações humanas no trabalho, existem apenas 3 regras:
Regra número 1
Os colegas passam, mas os inimigos são para sempre.
A chance de uma pessoa se lembrar de um favor que você lhe fez vai diminuindo à taxa de 20% ao ano. Cinco anos depois, o favor será esquecido. Não adianta mais cobrar.
Mas a chance de alguém se lembrar de uma desfeita  mantém-se estável, não importa o tempo que passe.
Exemplo: Se você estendeu a mão para cumprimentar alguém em 1999 e a pessoa ignorou a sua mão estendida, você ainda se lembrará disso em 2009.
Regra número 2:
A importância de um favor diminui com o tempo, enquanto a importância de uma desfeita aumenta.
Um favor é como um investimento de curto prazo. Uma desfeita é como um empréstimo de longo prazo. Um dia, ele será cobrado, e com juros.
Regra número 3
Um colega não é um amigo.
Colega é aquela pessoa que, durante algum tempo parece um amigo. Muitas vezes, até parece o melhor amigo, mas isso só dura até um dos dois mudar de emprego.
Amigo é aquela pessoa que liga para perguntar se está a precisar de alguma coisa.
Ex-colega, que parecia amigo, é aquela pessoa a quem você liga para pedir alguma coisa, e manda dizer que no momento não pode atender.
Durante a sua carreira, uma pessoa normal terá a impressão de que fez um milhão de amigos e apenas meia dúzia de inimigos. Estatisticamente, isso parece ótimo. Mas não é!
A “Lei da Perversidade Profissional” diz que, no futuro, quando precisar de ajuda, é provável que quem o possa ajudar mais seja exatamente um daqueles poucos inimigos.
Muito cuidado ao tentar prejudicar um colega de trabalho: amanhã, ou depois você pode depender dele para alguma coisa! Portanto, profissionalmente falando, e "pensando em longo prazo, o sucesso consiste, principalmente, evitar fazer inimigos”, porque, por infeliz coincidência biológica, os poucos inimigos são exatamente aqueles que têm "boa memória”. 
“Na natureza não existem recompensas, nem castigos. Existem consequências”.
Nunca se esqueça disto!
Os 10 mandamentos para o marketing pessoal, por Max Gehringer:
1º Liderança – habilidade de influenciar as pessoas;
2º Confiança – algumas pessoas simplesmente são dignas de confiança;
3ª Visão – fazer algo com visão, não só no resultado, mas no futuro e nas oportunidades;
4º Espírito de Equipe – trabalhar em conjunto, colaborar, saber que a soma do todo vale muito mais que a soma das partes;
5º Maturidade – capacidade de resolver conflitos sem levar tudo para o lado pessoal;
6º Integridade – capacidade de ser fiel a valores e princípios, é ser tão melhor quanto se pode ser e não querer prejudicar ninguém no meio do caminho;
7º Visibilidade – tornar-se visível, oferecer-se para uma tarefa que possa ser da sua competência;
8º Empatia – elogiar, ser simpático, gostar das pessoas;
9º Otimismo – ser otimista, mas com causa, com visão, baseado no próprio esforço;
10º Paciência – construir a vida profissional aos poucos, com calma, tendo paciência com as pessoas e com as suas próprias limitações, esperando a oportunidade perfeita.

2 comentários:

  1. Gostei muito dos dez mandamentos e subscrevo-os todos. O resto também está certíssimo.
    Bjs
    Anabela Magalhães

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  2. Anabela
    Também ficaste aliviada? Ter a fama e os outros o proveito...

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