(per)Seguidores

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Eletricidade sem extras, ou + extras na eletricidade?

“Não adianta poupar energia se for o meio ambiente a pagar o preço.”
A imposição pela União Europeia de proibir a comercialização de lâmpadas incandescentes, que Portugal adota definitivamente a partir deste mês, “é uma medida com interesse para fazer diminuir a fatura da eletricidade”, disse Jorge Morgado, secretário-geral da organização de Defesa do Consumidor (DECO). “Retirar esse tipo de lâmpadas do mercado é fazer com as pessoas tenham obrigatoriamente de comprar as outras e as outras consomem muitíssimo menos e duram muitíssimo mais”, acrescentou.
Ainda assim, o secretário-geral da DECO defende que “Era importante ter alguma intervenção do Governo, nomeadamente através do IVA”, já que “no espaço imediato, o que pode acontecer é que, uma vez que desaparece este tipo de lâmpadas, as outras - as de consumo mais baixo - vão ter um aumento de preço”, alertou, sugerindo que “durante algum tempo, por exemplo um ano, essas lâmpadas [as não incandescentes] podiam ter um IVA mais reduzido”.
A partir deste mês, as lâmpadas incandescentes de 60 watts deixam de ser comercializadas, passando a ser vendidas apenas as mais eficientes como as florescentes compactas.
A medida insere-se na estratégia da UE para combater o desperdício de energia e as consequentes alterações climáticas.
Dentro da “liberdade de escolha” tão defendida pelos mais liberais (politica e economicamente falando), vamos ficar proibidos de comprar lâmpadas incandescentes e seremos obrigados a comprar lâmpadas não incandescentes, quando as outras fundirem.
Pelo muito respeito que tenho pela DECO, acho que a posição sobre o assunto merece reparos, já que considera uma medida com interesse para fazer diminuir a fatura da eletricidade (deixando de lado a reivindicação justíssima da “ELETRICIDADE SEM EXTRAS”), embora omita o agravamento, forte e feio do custo da aquisição das “outras”, mesmo tendo em conta a sugestão de o governo reduzir o IVA.
Tendo em conta os aumentos anunciados do IVA, pedir isto ao governo, é o mesmo que pedir a um surdo, ou pedir água a quem tem sede…
Mas o mais inaceitável na DECO é reconhecer que no imediato, por via da falta de alternativa, eliminação da liberdade de escolha e com a criação deste “monopólio” (que não vai ter concorrência) vai haver um aumento de preço, quando essas lâmpadas já são caríssimas e aceita o "facto", simplesmente… Se fosse um ministro a dizer o que a DECO disse, bastar-lhe-ia dizer tout court que foi a troika e pronto, a gente calava-se! Mas não, é mesmo a DECO, em defesa dos consumidores(?)!
Bem sabemos que foi a União Europeia que impôs a medida, que ao que se diz se insere na estratégia de combate ao desperdício de energia e às CONSEQUENTES ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS, mas que cheira apenas a mais um negócio “inovador”, com novos fabricantes, para ajudar a acender a tal luz ao fundo do túnel…
Já viram se obrigam toda a gente a comprar eletrodomésticos de classe A? Também se poupava algum, mas quem paga a diferença de preços?
Já disse por aqui, que nestas coisas do AMBIENTE anda muita “banha da cobra”, se não veneno…
Embora já soubéssemos dos prós e contras (muitos e muito graves) deste tipo de lâmpada, vem mesmo a propósito o artigo seguinte, que colocando algumas questões “preto no branco”, me liberta de teclar mais um bocado para avisar quem quer ser avisado.
As lâmpadas economizadoras, ou fluorescentes compactas são mais perigosas para o ambiente do que as incandescentes. Se não forem recicladas, podem libertar mercúrio e trifósforo, materiais que as tradicionais não contêm. Poupar energia, ou poupar o Planeta? Ambos. É possível.
Lâmpadas. Umas têm inconvenientes, outras vantagens, mas podem prejudicar o ambiente. Quais as melhores: as fluorescentes compactas, ou as incandescentes? A resposta será vaga: tudo dependerá do utilizador e de um ‘se’.
No entanto, há um facto novo nesta história. Deixam de ser inquestionáveis os benefícios das economizadoras relativamente às incandescentes, quando os países europeus se regem por uma diretiva que impõe o fim da produção das antigas.
A razão desta verdade até agora ignorada ou alvo de pouca atenção prende-se com o material que está na composição das lâmpadas que consomem menos energia, que têm trifósforo e mercúrio.
Se não forem corretamente recicladas, as fluorescentes compactas deixam de ser a magia da poupança energética e passam a ser uma verdadeira ameaça para o Planeta.
E a correta reciclagem das lâmpadas de outros tempos não era, sequer, problema, uma vez que os materiais utilizados nestas “espécies em extinção” não eram ameaçadores.
O problema coloca-se, então, na hora de se livrar das lâmpadas e não no momento em que as compra? Definitivamente, não. As lâmpadas incandescentes deixarão de existir. Comprar as potencialmente perigosas será uma fatalidade.
Por isso, a alternativa é optar pelas economizadoras, mas ter noção de que colocá-las num balde do lixo representa um perigo público. As fluorescentes compactas duram muito mais tempo (mais 10 mil horas) do que as incandescentes.
No entanto, há que pensar duas vezes, no momento em que se fundem. O Planeta dispensa estas agressões. Não adianta poupar energia se for o meio ambiente a pagar o preço.

Sem comentários:

Enviar um comentário