(per)Seguidores

quarta-feira, 20 de julho de 2011

‘Rating’ = ‘Bullying’? Vamos fazer um desenho…

As agências de rating realizam avaliações sobre países, instituições, empresas, etc. e atribuem notas de risco sobre a capacidade de pagarem as suas dívidas. Ou seja, avaliam se um país ou empresa está em boas ou más condições para pagar o dinheiro pedido na data acordada.
Dito de outra maneira, ou fazendo um desenho:
O que são Agências de Rating (ou Bullying)?
Todos os dias o Germano, filho do dono da mercearia, roubava pastilhas elásticas ao pai para as vender aos colegas na escola.
Os colegas, cujos pais só lhes davam dinheiro para 1 pastilha, não resistiam e começaram a consumir em média 5 pastilhas diárias, pagando 1 e ficando a dever 4.
Até que um dia, quando já todos deviam bastante dinheiro ao Germano, ele conversa com o Cabeças - alcunha do matulão da escola, que já chumbou quatro vezes - e nomeou-o como a sua agência de rating.
Basicamente, cada vez que um miúdo queria ficar a dever mais uma pastilha ao Germano, era o Cabeças que dava o aval, classificando a capacidade financeira de cada puto com "A+", "A", "A-", "B"...e por aí fora.
A Ritinha, que já estava com uma dívida muito grande e com um peso na consciência ainda maior, acabou por confessar aos pais que tinha comprado mais pastilhas do que podia.
Os pais, perceberam que a Ritinha estava endividada, estabeleceram um plano de ajuda para que ela pudesse saldar a sua dívida, aumentando-lhe a semanada, mas obrigando-a a prometer que nunca mais iria mascar pastilhas enquanto não pagasse a dívida contraída.
O Cabeças quando descobriu isto desceu imediatamente o rating da Ritinha junto do Germano que, por sua vez, passou a vender-lhe cada pastilha pelo dobro do preço. A Ritinha, já viciada nas pastilhas, prolongou o pagamento da sua dívida, ao mesmo tempo que o Germano dividia com o Cabeças o lucro daí obtido que, por ser o mais forte, era respeitado por todos.
A Ritinha para conseguir recuperar a honra perdida optou por certas medidas que a desonraram… Entretanto as entidades supervisoras da escola, sabendo do esquema de extorsão  do Germano, prometeram tomar medidas, mas só para o próximo ano letivo…
Mudei o nome do protagonista porque era o meu e podia ser confundido… e acrescentei o último parágrafo.
O “desenho” chegou-me por mail, sem referência ao “desenhador”, que se ler este post se deve identificar para reivindicar a autoria…

2 comentários: