(per)Seguidores

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Para todas as pessoas, que gostam de PESSOA

Toda a biblioteca pessoal de Fernando Pessoa online
Até há pouco tempo, só uma visita física à Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, permitia consultar este acervo "riquíssimo", mas agora com uma simples ligação à Internet e uma visita ao site bilingue (português e inglês), é possível consultar, página a página, os cerca de 1.140 volumes da biblioteca, mais as anotações – incluindo poemas - que Fernando Pessoa foi fazendo nas páginas dos livros.
Os livros da Biblioteca Digital de Fernando Pessoa estão disponíveis gratuitamente online no site da Casa Fernando Pessoa.
Sirvam-se!
“Sê plural como o universo!”
A Casa Fernando Pessoa possui um tesouro único no mundo: a biblioteca particular desta figura maior da literatura. É muito raro conseguir-se encontrar a biblioteca inteira de um escritor com a dimensão universal de Pessoa. Os livros tendem a mover-se muito depressa: emprestam-se, perdem-se, vendem-se. Pessoa também vendeu alguns – mas deixou-nos 1142 volumes, de todos os géneros e em vários idiomas, densamente anotados e manuscritos.
Entendemos que uma biblioteca desta importância devia tornar-se património da humanidade – e não apenas dos que podem deslocar-se a esta Casa onde Fernando Pessoa viveu os últimos quinze anos da sua vida.
Graças à dedicação de uma equipa internacional de investigadores coordenada por Jerónimo Pizarro, Patricio Ferrari e Antonio Cardiello foi possível digitalizar, na íntegra, toda a biblioteca. Graças ao apoio da Fundação Vodafone Portugal foi possível colocar online cada uma das páginas digitalizadas. Deste encontro de entusiasmos generosos resultou a disponibilização gratuita da preciosa biblioteca do autor de O Livro do Desassossego , que agora pertence aos leitores em qualquer parte do globo. Procurámos tornar acessível e simples a compreensão da biblioteca no seu todo – que está classificada por categorias temáticas – e a consulta de cada livro. Destacámos páginas que incluem manuscritos do próprio Pessoa – ensaios e poemas escritos nas páginas de guarda dos livros.
Trata-se de uma biblioteca aberta ao infinito da interpretação – bela, surpreendente e instigante, como tudo o que Fernando Pessoa criou. Usufruam-na.
Inês Pedrosa - Outubro 2010

4 comentários:

  1. Nem tudo é mau no Reino dos Portugas. Valha-nos isso!

    ResponderEliminar
  2. Os alunos gostaram da dica do acervo digital! Abraço, Miguel!

    ResponderEliminar
  3. Cool students
    Espero que se sirvam da ferramenta, até porque tem muita coisa em inglês.

    ResponderEliminar