(per)Seguidores

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Mais “cérebros” lusos a fortalecer a nossa autoestima

Henrique Almeida e João Luís Silva Carvalho foram distinguidos, no mês de julho, em Estocolmo, com o galardão Grant For Fertility Innovation, que atribui um milhão de euros a projetos inovadores sobre medicina da reprodução. Os portugueses são os responsáveis por um projeto que contribui com novos processos para aumentar as taxas de reprodução em casais inférteis.
Os dois investigadores da Faculdade de Medicina do Porto e do Centro de Estudos e Tratamento da Infertilidade (CETI) foram distinguidos pelo projeto que desvenda novos mecanismos para aumentar taxas de reprodução em casais inférteis, de acordo o comunicado do prémio “Grant for Fertility Innovation”.
O trabalho dos dois investigadores ajuda a melhorar a qualidade funcional das células reprodutoras femininas (ovócitos). Atualmente, os ovócitos são selecionados segundo critérios morfológicos, não tendo em conta a capacidade funcional e a qualidade das células, o que tem contribuído para as insatisfatórias taxas de êxito dos tratamentos de fertilidade.
O objetivo do "Grant For Fertility Innovation", da farmacêutica Merck Serono, é de promover o avanço da ciência e investigação médica no campo da fertilidade. Este ano concorreram cerca de 55 projectos de investigação de 14 países de todo o mundo. Os projectos foram seleccionados por um comité científico especialista em fertilidade.
Dá-me prazer ler estas notícias e partilhá-las, não para só para partilhar com os visitantes do “contra”, mas para compartilhar a alegria de sabermos que, apesar de tudo de mal que dizem sobre o nosso Sistema Educativo, há sempre alguém que diz não e honra o nosso país…
E quantos mais:
José Xavier, da Universidade de Coimbra.
Nuno Peres trabalha em cooperação com a Universidade de Manchester, através dos físicos Andre Geim e e Konstantin Novoselov, vencedores do prémio Nobel da Física em 2010.
Agostinho Antunes, investigador  do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIMAR) da Universidade do Porto.
“Cérebros” portugueses procuram aliviar-nos a DOR…
Margarida Bernardo, docente no Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Wayne State University, em Detroit, Michigan (EUA).
Obrigados a este e a tantos outros em várias áreas, por nos aumentarem a autoestima!

Sem comentários:

Enviar um comentário