(per)Seguidores

terça-feira, 26 de julho de 2011

“Ações douradas” brilham ainda em 9 países da UE!

As golden shares da PT, Galp e EDP
O abandono de direitos especiais na PT, Galp e EDP foi hoje publicado em Diário da República e entra em vigor já amanhã para respeitar o compromisso assumido com a troika.
Apesar de admitir que os privilégios especiais, que conferem poder de veto a decisões estratégias e limitação de direitos de voto dos accionistas, assumiram “importância” nos processos de reprivatização das 3 empresas, o Executivo acrescenta que “justifica-se, no momento presente, proceder à sua revogação”.
Direitos especiais em modo de extinção
Apesar de Portugal ter sido forçado a eliminar estes privilégios, ainda há, pelo menos, 9 Estados-membros com poderes especiais em grandes companhias, sem consequências.
É o caso da Alemanha, do Reino Unido, da Grécia, da Irlanda, da França, da Polónia e da Finlândia. Na Bélgica, houve mesmo uma autorização formal da Comissão Europeia e na Itália, ainda proliferam nos sectores da PT, EDP e Galp.
Já começa a ser difícil fazer comentários ao conteúdo de certas notícias, por fugirem das regras mais básicas da lógica e por nem se apresentarem argumentos para se poder contra-argumentar.
Os máximos governantes da nação (os mais competentes, técnica e politicamente), mesmo reconhecendo a importância das golden shares das 3 empresas, justificam a sua revogação, sem qualquer outra justificação (deve vir no preâmbulo do D-L) que não seja a de respeitar o compromisso assumido com a troika. Aceitemos, mesmo que de graça…
Mas então, quando assinaram o memorando, não sabiam que, enquanto Portugal estava a ser forçado a eliminar esses “privilégios” (defesa de setores estratégicos e importantes para o que nos resta de soberania), ainda havia e há, pelo menos, 9 Estados-membros com poderes especiais em grandes companhias, sem qualquer consequência? E são os jornalistas que trazem a público o resultado do trabalho de investigação, que nenhum “Gabinete de Estudos” de nenhum Partido fez para informar os “abaixo assinados”? Foram todos comidos por lorpas, ou assinaram de cruz?
Perante estes pormaiores, o que resta ao cidadão comum, a que não tenham formatado a cabeça senão chamar-lhes muitos nomes muito feios e desconfiar da sua competência técnico-política e confiar apenas na sua maleabilidade para a obediência perante os grandes (beneficiários) e parceiros do clube?
Depois, sabemos nós de experiência feita e a psicologia explica, que quando se apanha dos grandes bate-se nos pequenos… Mas com muita CORAGEM e DETERMINAÇÃO, a que se chama EFICIÊNCIA!

Sem comentários:

Enviar um comentário