(per)Seguidores

terça-feira, 26 de julho de 2011

Há mesmo “fugas de informação”, mas oficiais…

O ministro da Saúde Paulo Macedo anuncia, esta terça-feira, que quer os hospitais e centros de saúde a disponibilizar mensalmente informação de gestão sobre o seu desempenho, como taxas de reinternamento ou rácio entre consultas e urgências, disse fonte oficial do Ministério.
O desempenho assistencial medido pela demora média será outro dos indicadores, bem como as taxas de poupança nas rubricas de custos mais elevados, adiantou a mesma fonte.  
O ministro inaugura a nova Unidade de Cirurgia de Ambulatório da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) lançada a concurso por 1,9 milhões de euros.  
Com este novo bloco ambulatório, o Hospital de Viana do Castelo, que serve mais de 250.000 habitantes em todo o distrito, poderá registar menos 4.480 dias de internamento e precisar de menos 25 camas.
Anda-se a discutir e a investigar as fugas de informação e damos logo com esta notícia em que o ministro da Saúde VAI ANUNCIAR…, no futuro próximo, segundo disse fonte oficial do Ministério.
Se foi o ministro que escreveu o discurso, só ele sabe o que lá está. Se informou alguém do ministério sobre o conteúdo do discurso, é uma questão interna. Se autorizou esse alguém a comunicar cá para fora o conteúdo, oficialmente, oficializou uma “fuga” e tirou impacto à novidade. Se quis antecipar a medida antes de a anunciar, é porque quis lavrar o campo, antes de semear. Haverá algum objetivo oculto, ou será mera gestão? Será melhor gestão dos dinheiros, dos recursos humanos, ou dos humanos que se servem do SNS? Vamos esperar… talvez por rankings, para podermos ter a liberdade de escolher o Hospital de Sta. Maria, mesmo que moremos em Viana do Castelo…
Nunca achei elegante (não considero pecado) um novo ministro inaugurar obra do anterior, porque não foi mérito dele, porque muitas vezes houve contestação (não foi o caso) e porque significa que está mais do que de acordo com a política anterior…
Pelos vistos, esta nova unidade vai poupar ao hospital 25 camas por 1,9 milhões de euros investidos, o que dá 76.000 euros (15.200 contos) por cama, o que deve ser bom negócio, se não, não construiriam…
Mas o ponto forte da notícia é dizer-se que este equipamento vai servir mais de 250.000 habitantes em todo o distrito, que até parece mais do que bom. Só que, para quem não sabe, o Hospital de Viana do Castelo é o último do Alto Minho, para quem caminha para norte, o que deixa toda a população, que não é pouca, à mesma distância da sua casa até lá. Mais perto fica a Espanha… A gestão também deve passar pela gestão geográfica e demográfica.
E já agora, porque não estender a medida a todos os serviços de todos os ministérios, dos próprios ministério e mesmo do governo? Assim saberíamos, online, como ia o cumprimento dos programas eleitorais, por exemplo, como este exemplo:
Foi lançada no Reino Unido uma nova ferramenta que permite pesquisar os gastos das autarquias locais e faz parte de uma estratégia de transparência promovida pelo Governo do Reino Unido.
Nota - este post foi agendado antes da cerimónia anunciada e por isso pode parecer despropositado.

4 comentários:

  1. Abraço Miguel.
    Todos os dias passo por aqui.Continua a ser um dos meus preferidos.Tal como o DaNação, também leva um Excelente+.Um dia destes "amando" mais uns bitaites em tom de desabafo ( para os quais o Miguel tem muita pachorra).O cansaço dominou-me."Inté" um dia destes.

    ResponderEliminar
  2. maria
    Até eu já estou cansado, mas as notícias não param e a manipulação também. Há que resistir, como pudermos.
    O Luís Costa está com muita imaginação e muito sentido crítico criativo, que é o mais eficaz.
    Esteja à vontade, a porta está sempre aberta para amigos e não só, mais para os "não só" para ver se abrem os olhos...
    Boas férias

    ResponderEliminar
  3. Então?! A falarem bem de mim nas minhas costas? :)
    Junto-me ao grupo dos que já não passam sem esta visita diária!

    Miguel, quanto à história das fugas... é mais do mesmo e com sabor a ranço: novas caras, velhos vícios.

    ResponderEliminar
  4. Luís
    Até parece mal dizer-se bem por estes lados, mas nem sempre do contra e sendo nas costa dá quase o mesmo.
    Pois, desde as fugas de Bach...

    ResponderEliminar