(per)Seguidores

sexta-feira, 27 de maio de 2011

EUA ajudaram à crise e Kadhafi ajudou Portugal(?)

Um relatório mostra que Kadhafi investiu em dívida do BES e do BCP.
O regime líbio, através do seu fundo soberano, investiu em dívida de bancos portugueses, incluindo o BES e o BCP, segundo um relatório confidencial a que a Agência Lusa teve acesso.
A compra de títulos foi realizada através da Autoridade Líbia de Investimento (LIA), o fundo soberano líbio, segundo um relatório elaborado pela consultora internacional KPMG, que apresenta uma lista detalhada das participações da LIA à data de junho de 2010. Portugal é um dos 9 países referidos no "Top 10" na compra de dívida pela LIA, aparecendo em 7º lugar, à frente da Alemanha e da França.
O relatório da KPMG aponta que a LIA terá investido, a valores de mercado calculados no segundo trimestre do ano passado, 12,8 milhões de euros em títulos de dívida do BCP, com maturidade 19 de janeiro de 2012, e 8,7 milhões de euros em dívida do BES, que vence um dia depois, a 20 de janeiro de 2012.
A LIA "é um dos fundos soberanos mais opacos e é muito difícil detetar o fluxo de investimentos feitos por Trípoli", afirmou um consultor internacional em branqueamento de capitais e aplicação de sanções como as que se aplicam neste momento à Líbia.

A Líbia colocou 3,5 mil milhões de euros no banco francês Société Générale (SG) entre 2007 e 2010. (REESTRUTURAR a dívida, ou alugar uma guerrinha?)

O BCP preferiu não comentar e o BES remeteu para mais tarde uma declaração sobre o assunto.

Ainda ontem ironizávamos aqui sobre as benesses que a França absorveu do regime de Kadhafi, longe de pensar que, afinal Portugal, ou melhor, bancos portugueses também tiveram oportunidade de irem ao mesmo POTE.
Mas, como somos porreiro, só presidimos a uma Comissão (não sei para quê) e não andamos a bombardear o homem e a matar-lhe familiares, nem sei se também lhe congelamos as contas…
Ironias, porque nem o ajudamos a ele (ainda teve prejuízos), nem ele nos ajudou grande coisa (só milhões e à França milhares de milhões), mas pelo menos a esse podemos (os bancos) dizer corajosamente: Não pagamos!
Instituições financeiras e executivos foram acusados e aplicadas multas na ordem dos 1,34 mil milhões de dólares nos Estados Unidos pela Securities and Exchange Comission (SEC), por condutas impróprias que provocaram ou agravaram a crise financeira.
Até ao dia 5 de maio, foram formalizadas acusações contra 66 pessoas e entidades, dos quais 32 executivos de topo, incluindo presidentes executivos e administradores financeiros, de acordo com os dados disponibilizados pela entidade que regula os mercados financeiros nos Estados Unidos.
A SEC aplicou um total de 1,34 mil milhões de dólares (cerca de 950 milhões de euros à taxa de câmbio atual) em multas e outras penalidades, consistindo as multas na maior fatia deste bolo, 900 milhões de dólares.
Ontem, no mesmo artigo (REESTRUTURAR a dívida, ou alugar uma guerrinha?) o presidente da Comissão de Inquérito à Crise Financeira dos EUA aconselhava-nos a fazer uma investigação como à que foi feita nos EUA, que mesmo 3 anos depois, parece que deu frutos (pequenos, comparados com a árvore), e como eu dizia na resposta a um comentário, os resultados destes inquéritos, normalmente não recaem sobre os políticos, mas sobre presidentes executivos e administradores financeiros de empresas, como se constata aqui.
, como já disse, não sei se alguém está preocupado na responsabilidade criminal, porque só falam em responsabilidade política, que ninguém sabe o que é, mas pensa-se que seja inimputabilidade…

Sem comentários:

Enviar um comentário