(per)Seguidores

terça-feira, 24 de maio de 2011

Mais do que Prémio, é o Reconhecimento!

O Correntes d’Escritas recebeu, no dia 20 de Maio, o “Prémio Pró-Autor” atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA).
José Jorge Letria, Presidente da SPA, referiu-se a esta distinção como sendo representativa de “um prémio aos municípios pelo muito que têm feito pela cultura no nosso país desde o 25 de Abril. Em destaque, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim que, ao organizar o evento ao longo de 12 anos, tem mostrado que vale a pena apostar na cultura, quer pela dinamização na divulgação do livro e do seu autor, quer pela promoção do espaço local e regional”.
Para Luís Diamantino, Vereador da Cultura, foi bastante prestigiante a SPA ter distinguido a Póvoa de Varzim entre instituições que promovem grandes eventos nacionais, como o Centro Cultural de Belém e o Jornal de Letras e vê reconhecido o valor atribuído ao Correntes d’Escritas no panorama cultural português e “com esta distinção acresce a responsabilidade do trabalho que realizamos, mas também a motivação para se fazer melhor”.
O “Prémio Pro-Autor” foi instituído em 2010 e consagra a acção de pessoas individuais e colectivas no tocante à difusão e dignificação do trabalho dos autores portugueses. Para além do Correntes d’Escritas, a SPA distinguiu com o “Prémio Pró-Autor”: o Centro Cultural de Belém, o Fantasporto, o Teatro Experimental de Cascais, João Vasco, Ana Aranha - À Volta dos Livros (Antena 1), Jornal de Letras, Álvaro Cassuto e Mécia de Sena.
As Medalhas de Honra da SPA, distinção – criada em 2005 – e que se destinada a autores, já em fase avançada da sua carreira criativa, que se têm destacado pela obra realizada, foram atribuídas a: Hélder Costa, António Tavares Teles, Nuno Nazareth Fernandes, José Mário Branco, Rui Mendes, Maria Guinot, Yvette Centeno e Fernando Dacosta.
O Prémio de Consagração de Carreira foi entregue ao realizador, romancista e radialista Luís Filipe Costa.

2 comentários:

  1. Boa!
    gostei!
    parabéns. a ver se no próximo marco presença!

    ResponderEliminar
  2. Ema
    É só reconhecer o que é reconhecido internacionalmente como um dos melhores encontros de escritores e de literatura.

    ResponderEliminar