(per)Seguidores

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Agora são Arquitetos portugueses em alta, lá fora…

7 edifícios portugueses, 5 dos quais situados no Grande Porto, estão entre os 70 finalistas do prémio ArchDaily’s Building of The Year, promovido pela página de internet de arquitectura ArchDaily.
O concurso online decorre até dia 13 e tem como objectivo distinguir os melhores edifícios de 2010 em 14 categorias.
Categoria Reabilitação - o Pátio Luso, um condomínio em Carlos Alberto, no Porto e a recuperação da antiga fábrica da manteiga, na Calheta, Madeira.
Categoria Hotéis e Restaurantes - o Bar que representou a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto numa Queima das Fitas, que implicou a sobreposição de mais de 400 caixas.
Categoria Arquitetura Institucional - o edifício da Vodafone no Porto, na avenida da Boavista.
Categoria Interiores - o Closet House, em Matosinhos e uma Loja de Óculos em Lisboa.
Categoria Escritórios - o projecto para as instalações da Tensai em Leça da Palmeira, Matosinhos.
A criação deste prémio pelo site ArchDaily surgiu como forma de celebrar o ano de 2010, “um ano ótimo”, em que o site “dobrou o tráfego”, conseguindo angariar 180.000 “amigos” para a sua página da rede social Facebook e atingiu mais de 24.000 seguidores no Twitter.
Este portal dá a possibilidade aos arquitectos de partilharem os seus projectos com especialistas de todo o mundo.
Mais portugueses, no caso arquitectos, a serem reconhecidos lá fora pelo seu trabalho, inter pares, o que significa/demonstra que, realmente somos tão bons ou melhores do que os outros. No caso, os projectos portugueses são 10% da totalidade dos nomeados! É obra! E somos dos piores do PISA...
Tenho que confessar que não andei à procura de boas notícias, elas é que vieram ter comigo, talvez para animar a malta, que anda deprimida, mais por nos quererem convencer que somos maus em tudo e afinal não é verdade, ou se o é, talvez se restrinja apenas aos nossos Administradores Públicos/Privados.
O mal é que ganhamos pouco, porque eles o levam quase todo…

Sem comentários:

Enviar um comentário