(per)Seguidores

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Uma miragem ou uma lufada de esperança?

"Os países pobres não estão condenados a ficarem pobres", acredita Bill Gates.
3 mitos que bloqueiam o progresso dos pobres
Quase todos os indicadores apontam para um mundo melhor do que nunca. As pessoas têm vidas mais longas e saudáveis. Muitos países que recebiam assistência hoje são autossuficientes.
Poderíamos pensar que esse progresso impressionante seria amplamente celebrado, mas, na realidade, Melinda e eu ficamos impressionados com a quantidade de gente que acha que o mundo está a ficar pior. A perceção de que o mundo não pode resolver as questões da pobreza extrema e as doenças não apenas é errada – também é prejudicial. É por isso que, na carta deste ano, desmontamos alguns dos mitos que entravam o trabalho. Esperamos que façam o mesmo da próxima vez que ouvirem esses mitos. - Bill Gates
Na carta anual da Bill & Melinda Gates Foundation, Bill Gates faz uma previsão para o fim da pobreza e desmonta o que chama de 3 mitos, que perpetuam a pobreza no mundo:
Mito 1 - Que os países pobres estão condenados a ser pobres;
“Até 2035, quase não haverá mais países pobres no mundo.” Bill Gates
Mito 2 - Que a assistência externa é um grande desperdício;
“É irónico que a fundação tenha fama de insistir em resultados, enquanto muitos duvidam dos programas de assistência governamental aos quais nos associamos.” Bill Gates
Mito 3 - Que salvar vidas resulta em superpopulação.
“Tornamos o futuro sustentável quando investimos nos pobres e não quando insistimos no seu sofrimento.” Melinda Gates
E traz alguns especialistas como Bill Nye e Hans Rosling, que o ajudam, em vídeos, na justificação da sua posição.
Em 2012, a Gates Foundation contribuiu para vários projetos nas áreas da educação e saúde com um montante global de cerca de 3.200 milhões de dólares.
O futuro
Para quem lê notícias todos os dias, é fácil ter a impressão de que o mundo está a piorar. Não há nada de errado em enfocar notícias más quando as colocamos em contexto. Para Melinda e para mim, é repugnante o facto de mais de 6.000.000 de crianças terem morrido no ano passado. Mas ficamos motivados pelo facto de que esse número é o menor jamais registado. Queremos assegurar que continue a baixar.
Esperamos que ajudem a desmentir estes mitos. Incentivem os seus amigos a colocar notícias más dentro do contexto. Digam aos líderes políticos que se interessam em salvar vidas e apoiam a assistência externa. Se quiserem fazer alguma doação, saibam que as organizações que atuam em saúde e desenvolvimento oferecem um retorno fenomenal para o seu dinheiro. Quando estiverem num fórum online e alguém alegar que salvar crianças causa superpopulação, expliquem os factos. Podem ajudar a criar uma nova perceção global de que cada vida tem valor igual.
Todos temos a oportunidade de criar um mundo em que a pobreza extrema seja a exceção, e não a regra, e onde todas as crianças tenham a mesma possibilidade de prosperar, não importa onde tenham nascido. Para os que acreditamos no valor de cada vida humana, não há nenhum outro trabalho mais inspirador no mundo hoje.

Sem comentários:

Enviar um comentário