(per)Seguidores

sábado, 25 de janeiro de 2014

Diferentes e melhores receitas produzem mais pão…

Nouriel Roubini, o economista conhecido como o “profeta da desgraça”, admite que a saída de um país do euro é agora menos provável. Há pouco mais de um ano previa que a Grécia abandonaria a moeda única.
“O pior da crise já passou, no que respeita a riscos financeiros”, disse o co-fundador da consultora global de macroeconomia Roubini Global Economics em Davos. “Alguns dos riscos dos últimos anos já têm uma menor probabilidade”, acrescentou o economista admitindo que isso inclui “riscos de colapso do euro”.
Em Outubro de 2012, altura em que a crise da dívida soberana alimentava especulações sobre a desintegração da moeda comum, Nouriel Roubini antecipava que provavelmente a Grécia sairia do euro. As declarações do economista surgiam 3 meses depois de o presidente do BCE anunciar que a autoridade monetária faria tudo o que fosse necessário para salvar o euro.
Ainda que as melhorias recentes na região do euro tenham ajudado a economia mundial a deixar o pior para trás, a recuperação ainda se move sobre areias movediças, de acordo com Roubini.
“A inflação vai ser baixa e as políticas dos bancos centrais vão ser acomodatícias”, afirmou. “Não acredito que o crescimento nos países avançados vá ser acima do seu potencial, mas vai ser melhor do que nos últimos anos”.
Sobre a economia norte-americana, Roubini admite que consegue prever um crescimento de 2,5%, mas que não está “no campo daqueles que acreditam num crescimento de 3,5% ou ainda mais”.
O FMI prevê que a economia dos Estados Unidos cresça 2,8% em 2014, o que compara com as previsões de crescimento de 1% para a Zona Euro e de 3,7% para a economia mundial. 
Já sabemos que Roubini não falou o dia todo e que houve mais intervenientes, mas é o que nos oferecem como sumário…
E tirando a profecia da desgraça, os consequentes avisos de desmantelamento do euro, antecedida pela saída da Grécia, que não vieram a acontecer, só porque quem pode e tem não quis, por razões ideológicas ou por interesses próprios, o que se destaca nestas e noutras declarações, é que ninguém fala dos cidadãos e das medidas que lhes foram impostas, fazendo retroceder o nível de bem-estar do povo dos países intervencionados…
Se este fórum tem como objetivo analisar o passado recente e discutir as soluções para o que correu mal (e tudo correu tão mal), os cidadãos deviam ter lá os seus representantes para que a análise e as soluções tivessem em conta, não os interesses, mas os direitos que entretanto lhes estão a ser sacados, não só para haver o contraditório, mas para colocar as finanças ao serviço da economia e a economia ao serviço da sociedade…
Enquanto só estes galos cantarem, bem podem fazer muitos fóruns, que os garnisés nunca terão direito à inclusão, muito menos à absolvição dos pecados mortais de terceiros, continuando a pagar dívidas que não contraíram…
A propósito, destaca-se a diferença de resultados entre os EUA, a UE e a Eurozona, com vantagem para o primeiro e os respetivos cidadãos, mercê de medidas políticas diferentes, o que cumpre a regra de que “as mesmas causas provocam os mesmos efeitos” e logicamente “causa diferentes provocam diferentes efeitos”…
Só fica a dúvida sobre o porquê de não se adotar o mesmo remédio para reduzir as medidas de austeridade que nos são impostas, mesmo com as provas à vista…
Fica a dúvida até termos certezas, se é que as há, mas há!

Sem comentários:

Enviar um comentário