(per)Seguidores

sábado, 26 de outubro de 2013

Muda a hora ou é hora de mudança? Veja o cardápio…

Quando os ponteiros dos relógios recuarem este fim-de-semana, na madrugada de domingo, ganhamos uma hora extra nas nossas vidas (mesmo que não seja verdade, mas pareça). O jornal The Guardian deu algumas sugestões de tarefas que se podem fazer em 60 minutos e que ajudam a poupar dinheiro.
10 ideias:
1. Mude de fornecedor de energia
Em janeiro de 2014, o preço da luz vai subir 2,8%, o que se reflete num aumento de 1,21 euros por mês numa conta média mensal de 46,5 euros (já com 23% de IVA). Mas o mercado livre de energia está a crescer. No mercado doméstico e das pequenas empresas, há 5 empresas concorrentes com diferentes ofertas. Se está a pagar mais do que queria, mude de fornecedor. A sua parte deste processo deve ficar pronta em menos de 1 hora.
2. Procure os depósitos bancários mais generosos
Se tem dinheiro investido, gaste 1 hora a procurar quanto rendem os vários depósitos a prazo, para perceber se está a beneficiar da melhor taxa. Não precisa de o fazer sozinho: a DECO tem no seu site um simulador para ver qual o melhor depósito, consoante o montante aplicado e o prazo do investimento.
3. Semeie alguns legumes, até na varanda
Só demora alguns segundos enterrar algumas sementes na terra, mas isto pode poupar o preço de um pacote de salada por semana (considere-se uma média de 2 euros por pacote de salada de 150 gramas) e reduzir o desperdício. Um saco de sementes de legumes custa à volta de 1,30 euros.
4. Troque o que não precisa
Se comprou recentemente algo que não tem a certeza se quer realmente, ou que nunca chegou a usar, 1 hora é o suficiente para voltar à loja, devolver o produto e receber o dinheiro de volta (isto, claro, dependendo da política de devolução de cada loja).
5. Planeie as suas refeições para a semana
Há vários planeadores online de refeições (veja, por exemplo, o Vita Lunch ou o do Continente). Planear as refeições permite utilizar comida que já tem em casa e evita que compre mais do que precisa quando for às compras.
6. Mantenha-se informado
Comece a seguir nas redes sociais a sala de cinema mais próxima, o seu restaurante ou café preferidos. Muitos anunciam os melhores descontos, promoções ou campanhas nestes meios.
7. Faça sopa
Antes que se estrague, gaste uma hora a transformar a comida que tem no frigorífico em sopa ou molhos que possa congelar.
8. Confira os débitos diretos que estão a ser-lhe cobrados
Os consumidores pagam milhares de euros por adesão a ginásios dos quais já não usufruem, seguros ou subscrições de revistas. Certifique-se de que não está a pagar o que já não quer e cancele quaisquer pagamentos desnecessários. Pode, aliás, precaver-se deste tipo de situação: ao autorizar um débito direto, pode introduzir 2 limites – um temporal e outro de montante máximo a debitar. No primeiro, o consumidor define a data limite para a autorização do débito direto. No segundo, o consumidor define um limite máximo do montante que poderá ser-lhe debitado. Estes limites podem ser definidos no momento da concessão da autorização de débito direto, ou posteriormente no seu banco, numa caixa Multibanco ou online, no site do seu banco.
9. Transforme aquilo que já não quer em algo útil
Com o inverno a chegar, por que não trocar o processador de comida que nunca usa por um par de botas? Ou oferecer uma estadia em sua casa em troca de umas férias noutro sítio? Faça uma lista de todas as coisas que tem e já não quer e, depois, procure sites de trocas. Experimente o Troca-se ou o Troca Shop. Se não quiser trocar, pode tentar vender em sites como o Custo Justo, o Olx ou o Coisas.
10. Instale dispositivos para poupar água
Em julho deste ano, a Deco concluiu que instalar dispositivos eficientes pode poupar mais de 50% face aos aparelhos convencionais. No teste que fizeram a chuveiros e limitadores de caudal para duches e torneiras, encontraram disparidades de 211 euros anuais na poupança de água entre o melhor e o pior chuveiro de mão. Veja aqui a seleção da associação de defesa dos consumidores dos melhores dispositivos para torneiras e chuveiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário