(per)Seguidores

sexta-feira, 17 de maio de 2013

O mesmo problema grave, 2 visões e 2 posições...

A diretora do FMI, Christine Lagarde, alertou que o aumento da desigualdade da riqueza a nível global é um risco para a estabilidade. “O aumento da desigualdade é uma preocupação crescente para os líderes políticos de todo o mundo”, declarou, durante a intervenção sobre a luta contra a pobreza, adiantando que “nos últimos 25 anos, a desigualdade na riqueza entre os países desenvolvidos e em desenvolvimento tem aumentado” e realçou que atualmente 0,5% da população mais rica é dona de 35% do total da riqueza mundial.
A diretora do FMI afirmou que estas crescentes desigualdades “não passaram despercebidas” e serviram para alimentar o “descontentamento”, que deu origem, por exemplo, à Primavera Árabe.
Por seu lado, acrescentou, estudos recentes do organismo internacional demonstram que períodos prolongados de crescimento sustentado estão associados a mais igualdade na distribuição de riqueza. “Por outras palavras, as sociedades mais igualitárias têm maior probabilidade de ter um crescimento duradouro”, declarou, defendendo que o crescimento sustentado deve ser acompanhado por políticas fiscais que favoreçam o investimento público para reduzir a pobreza.
Dá gosto ouvir estas verdades saídas da boca de quem vem e que tem a faca e o queijo na mão para alterar este estado de coisas, mas é muito pouco, porque não passa da divulgação de banais estatísticas.
E reconhecer que o descontentamento que emerge na sociedade mundial, que assenta nesta estrutura socioeconómica, deu origem à “Primavera Árabe”, esquecendo outros movimentos surgidos no mundo ocidental, como os “Indignados” ou os “Occupy”, é desvirtuar a realidade contestatária, subvalorizando a consciência cívica destes últimos… Pura demagogia e estratégia política.
De sublinhar a contradição de Lagarde, quando diz que as sociedades mais igualitárias têm maior probabilidade de ter um crescimento duradouro, ao mesmo tempo de defende o crescimento sustentado acompanhado por políticas fiscais que favoreçam o investimento público (keynesiana?) para reduzir a pobreza, quando a instituição que dirige impõe, no caso das troikas, exatamente o contrário…
Realmente, constatar que, hoje, 0,5% da população mais rica é dona de 35% do total da riqueza mundial e nada fazer para amenizar as desigualdades, obriga-nos a recorrer a outra análise de quem não é materialista e está (mesmo) muito mais interessado na resolução destas assimetrias, que por “estar na moda” e no exercício das suas altas funções, garante mais verdade de sentimentos e mais vontade de ação, como é o Papa Francisco.
O Papa Francisco lançou um forte apelo para uma reforma financeira mundial, condenando a insensível "ditadura da economia" e dizendo que a crise económica piorou a vida de milhões de pessoas em países ricos e pobres. "O dinheiro precisa servir, não governar", disse aos embaixadores no primeiro discurso sobre o assunto desde a sua eleição, em março, defendendo que os governos assumam maior controlo sobre as suas economias e protejam os mais fracos.

A crise económica, segundo o papa, criou medo e desespero, reduziu a alegria de viver e contribuiu para a violência e a pobreza, já que mais pessoas tem sobrevivido de maneiras "indignas". Existe, acrescentou o Papa, "a necessidade de uma reforma financeira por critérios éticos, o que produziria por sua vez uma reforma económica para benefício de todos".
"Criamos novos ídolos. O culto ao bezerro dourado de antigamente encontrou uma imagem nova e insensível no culto ao dinheiro e na ditadura de uma economia que não tem rosto e carece de qualquer objetivo verdadeiramente humano", afirmou.
Desde o início do seu pontificado, que o Papa tem manifestado o desejo de que a Igreja defenda mais os pobres e seja mais austera. O mesmo, sugeriu, deveria valer para os governos nacionais. "Enquanto o rendimento de uma minoria está a crescer exponencialmente, o da maioria está a desmoronar", afirmou. "O desequilíbrio resulta de ideologias que preservam a autonomia absoluta dos mercados e a especulação financeira, e assim negam o direito do controlo aos Estados, que estão por sua vez encarregados de zelarem pelo bem comum."
Sobre os mercados financeiros, disse: "Uma tirania nova, invisível e às vezes virtual está estabelecida, a qual impõe unilateral e irremediavelmente as suas próprias leis e regras." Em muitos casos, afirmou Francisco, o valor das pessoas é definido pela sua capacidade de consumo.
Entendeu Sra. Diretora do FMI, Christine Lagarde?
Só tem que fazer opções, ou mete ombros à obra ou fica calada…
O Papa perdoa-lhe… Nós é que não!

Sem comentários:

Enviar um comentário