(per)Seguidores

sábado, 18 de maio de 2013

Um homem “MAIS” para contrariar a pobreza reinante!

Em entrevista ao PÚBLICO, em Dezembro de 2011, declarou-se um optimista": "Eu acredito no género humano, e no género humano português muito em particular", disse então.
Já com Portugal mergulhado numa profunda crise económico, D. Manuel Clemente mostrou-se também preocupado com os efeitos na sociedade portuguesa e centrou o seu discurso na "sobrevivência digna das pessoas": "É preciso que tenham trabalho, não apenas por uma questão económica imediata, mas porque o desenvolvimento verdadeiro de cada um só se faz mediante o trabalho, e que lhes dêem condições para que possam ter filhos e educá-los. É preciso fortalecer as famílias. Enfrentamos o problema terrível de uma sociedade que não se reproduz. E é preciso restabelecer as redes de vizinhança, para que as pessoas não vivam no anonimato."
O teólogo Anselmo Borges considera que a nomeação de Manuel Clemente como patriarca de Lisboa “não foi surpresa” e salienta a sua capacidade “de estabelecer pontes com o mundo da cultura e o mundo da política”.
Lembrando que Manuel Clemente é “um homem que está enraizado nos valores fundamentais do evangelho”, o padre considera que ele se interessa “também pelo mundo da justiça social, e tem dado sinais nesse sentido, mas há também todo o mundo da cultura e ele estabelecerá pontes nesse domínio” e argumentou ainda que “aquilo que nós precisamos neste momento de crise em Portugal, na Europa e no Mundo, é certamente de uma revolução cultural”.
Não por razões de ordem religiosa, mas mais por respeito por quem defende o respeito pelas pessoas, tenho seguido e registado, algumas das posições humanistas de Manuel Clemente, que podem ser relidas (aqui no blogue), para se conhecer o homem por inteiro, em 3 vertentes:
A Cultural:
A Sociológica:
A Cidadã:
Nota – Tal como o Papa Francisco é Sócio Honorário do Rotary Club de Buenos Aires, também D. Manuel Clemente é Sócio Honorário do Rotary Club do Porto.

Sem comentários:

Enviar um comentário