(per)Seguidores

sábado, 2 de março de 2013

A Plataforma “Que se lixe o POVO” inunda Portugal…

A taxa de desemprego em Portugal agravou-se para 17,6% em Janeiro deste ano, de acordo com os dados divulgados pelo Eurostat, que representam uma forte revisão em alta face aos relatórios anteriores, já que o gabinete de estatísticas da União Europeia incorporou os últimos dados do INE, que apontam para uma taxa de desemprego de 16,9% no 4.º trimestre de 2012.
Assim, a taxa de desemprego de Dezembro foi revista em alta de 16,5% para 17,3% e a de Novembro de 16,3% para 17%.
Os números hoje divulgados pelo Eurostat mostram que o desemprego em Portugal, entre Janeiro de 2012 e Janeiro deste ano deu um salto de 2,9%.
Esta forte subida da taxa de desemprego ameaça deixar desactualizadas as previsões efectuadas para este ano. A mais recente é da Comissão Europeia e já se encontra ultrapassada.
Bruxelas antecipa que a taxa de desempego em Portugal vai subir para 17,3% este ano, mas segundo os dados revelados pelo Eurostat, esse valor já foi atingido em Dezembro do ano passado. E em Janeiro já se encontra 0,3% acima da estimativa para todo o ano.
Recorde na Zona Euro
No resto da Europa a tendência também aponta para um forte agravamento do desemprego, numa altura em que a região está a ser penalizada por uma recessão.
Os dados do Eurostat mostram que a taxa de desemprego na Zona Euro subiu uma décima em Janeiro, para 11,9%, o valor mais elevado desde que estes dados são recolhidos pelo gabinete de estatísticas da Comissão Europeia. Os economistas contavam com uma taxa de 11,8%.
Portugal surge com a 3.ª taxa de desemprego mais elevada entre os países do euro. Em Espanha a taxa de desemprego subiu uma décima para 26,2% e na Grécia, no mês de Novembro, situava-se em 27%.
As previsões da Comissão Europeia apontam para uma taxa de desemprego de 12,2% este ano.  
Enquanto a maioria dos cidadãos se cola ao Movimento “Que se lixe a Troika! Queremos as nossas vidas!”, reivindicando os seus direitos e um futuro com esperança e dignidade, uma Plataforma mais antiga e mais estruturada, “Que se lixe o POVO! Queremos as suas vidas!” continua o seu trabalho de sapa, sem manifestações de massa, mas em prol da massa para uma minoria de apoiantes…
Temos que concluir que Gaspar tem razão quando diz que as previsões valem o que valem, são a muleta do economista, um raciocínio para chegar a uma conclusão, um ponderador ajustável, nunca a conclusão em si.
Mas temos que concluir que assim sendo, nem as previsões ajudam nem os economistas empurram… Nem umas nem outros são necessários e suficientes para resolver os problemas da sua competência e sendo assim mais vale jogarem ao monopólio…
Qualquer um de nós, que chegasse a resultados tão negativos na sua atividade profissional, seguramente que se demitiria, querendo a sua vidinha e deixando que os outros vivessem…
“Que se lixe a Troika!”
“Que se lixe o Coelho, o Gaspar e o Portas!”
“Que se lixe o Governo!”
Já chega de nos lixarem! "O POVO é que mais ordena!"

Sem comentários:

Enviar um comentário