(per)Seguidores

domingo, 14 de outubro de 2012

Um Continente/Modelo e um Pingo Doce de Paz pobre!

Ao fim de mais de 2 anos de austeridade na Europa, o FMI reconhece que calculou mal o impacto na economia.
João Quadros
O FMI já começou a corrigir algumas contas: por cada euro de austeridade, a economia não cai 0,5 euros, mas sim entre 0,9 e 1,7 euros. Eu bem desconfiava, estávamos a usar um modelo criacionista económico. Que chatice, o culpado era o modelo e não o obediente mordomo. Parece que, afinal, andámos a preencher mal o boletim do euromilhões - por isso é que não nos saía nada.
O FMI corrigiu o que perdemos de 0,5 para entre 0,9 e 1,7 - é o chamado intervalo "Não fazemos ideia no que isto vai dar". Eu vou deixar de almoçar de 0,9 a 1,7 croquetes.
Valha-me o Deus da macroeconomia! Isto é assustador. Se os cursos de economia têm por base os mesmos axiomas teóricos dos modelos do FMI é queimar os compêndios da Católica que aquilo está tudo errado. É o horror! Tudo leva a crer que a curva de Laffer, afinal, é um desfiladeiro.
Bruxelas anda a pedir "espírito construtivo" aos partidos políticos em Portugal mas, se calha construirmos com base no projecto deles, vai acontecer com a economia portuguesa o que aconteceu com a ponte de Entre os Rios. Estamos perante um caso de negligência médica: o pediatra enganou-se na conta e receitou uma dose para hipopótamos. Os modelos usados pela Comissão Europeia, BCE, Banco de Portugal, etc. só podiam ser aplicados com sucesso em Pandora, uma das luas de Polifemo, um dos três gigantes gasosos fictícios orbitando Alpha Centauri - estou a ficar azul. Os modelos desta gente não têm qualquer ligação com a realidade. Com umas contas destas não sei como é que a Lagarde não engravidou mais vezes. 
Deve usar DIU. Se ao menos ainda lá estivesse o Strauss-Kahn sempre tinham a desculpa que foi o maluco do francês que… que… que rebentou com as contas todas.
O FMI é o novo amianto: toda a gente usava, porque era o mais em conta, mas afinal causava cancro. Só espero que o salto espacial, da Red Bull e do Felix Baumgartner, não tenha sido calculado pelo FMI. Não arriscando, não quero os miúdos no quintal a essa hora.
Ouvi dizer que os Socialistas Europeus querem desculpas por "erros" no impacto da austeridade - desculpas?! Desculpas não chegam, quem é que paga a chapa?!
Deve ser uma chatice ser bom aluno a geografia e descobrir que, afinal , ao contrário do que nos ensinou o prof , os oceanos não são dois e os continentes não são dezoito. E agora, que repercussões vai ter? Para começar, o aluno perde o respeito ao professor e isso já se fez sentir. Perante a notícia de que a venda à ANA de uma concessão para explorar os aeroportos portugueses não poderá ser usada para abater o défice público deste ano (malditos tipos do TC!) , segundo se sabe, o Ministério das Finanças está disposto a ir mais longe e "desafiar as reservas do Eurostat e lidar com eventual chumbo a posteriori." O bom aluno está a ficar rebelde. O professor ainda vai acabar no canto da sala a olhar para a parede com orelhas de burro. Como diria o outro: "e o burro sou eu?"
OUTROS MODELOS
1. Com Seguro temos: feriado de 5 de Outubro, menos deputados e um banco de fomento do estado - estamos lá!
2. Seguro, agora, quer um banco novo do estado - a sigla BPN ainda está livre?
3. A Tecnoforma é mais uma prova da inteligência dos empresários portugueses!
4. Ganhou o Chávez: longa vida para os estaleiros de Viana!
5. Primeiro-ministro: "a empresa até já perdeu contratos por dizerem que a Tecnoforma é do Passos Coelho"- imagino que sim: os orçamentos nunca batem certo. Tecnomorfa - era melhor nome.
6. "Detidos na manifestação de sexta-feira vão fazer trabalho comunitário" vão chamar - gatunos -aos membros do governo.
7. A entrevista ao jornal espanhol "Expansión" prova que o PR anda mesmo ao contrário dos portugueses - Cavaco vai deitar gasolina a Espanha.
E para “compensar” e disfarçar todo o mal que a Europa faz à maioria dos seus próprios concidadãos, em favor de minorias “bombistas”, a União Europeia ganha o Nobel da Paz, com reações negativas dos “magalas” e o regozijo dos “generais”:
Movimento SOS Racismo: "O prémio nobel acaba de perder qualquer credibilidade que ainda lhe poderia assistir.”, com uma lista de contraditórios, incompleta, onde falta as “Primaveras Árabes”, com a falácia da democracia egípcia (com o julgamento do aliado Mubarak), a guerra da Líbia (e a morte de Kadhafi), etc.
Milhares de gregos fazem manifestação contra medidas de austeridade e Merkel, contrariando o prémio da defesa dos Direitos Humanos dentro do seu território…
Ministro das Finanças sueco aconselha Grécia a sair do euro, numa prova de que a solidariedade entre os europeus é uma grande treta, se não houver proveito…
Milhares marcharam sonoramente em Espanha, confirmando que uma guerra (da sociedade) civil também invadiu a Europa…
Milhares de pessoas saíram à rua em todo o país contra a austeridade, demonstrando que Portugal já foi invadido pela guerra (da sociedade) civil e que a Europa está a recolher os despojos…
Jorge Sampaio: “Austeridade está a rebentar com o país”, o nosso e os dos morenos do sul, o que não abona em favor de nenhum Nobel da Paz, antes uma reprimenda pela devastação económica e social…
E por tudo isso, o FMI pede travão à austeridade na Europa, o que prova que por ter entrado no jogo da depauperação de vários países europeus, não merecia o prémio, mas um castigo e ser obrigada a indemnizar, já(!), os países-membros a quem obriga(ra)m a passar pelo holocausto desta guerra (de mais 30 anos)…
A HIPOCRISIA TEM LIMITES, que nem a política desconhece!

Sem comentários:

Enviar um comentário