(per)Seguidores

sábado, 5 de maio de 2012

Reflexão do Relvas… 5 maio

Miguel Relvas comentava o debate eleitoral na França entre os dois candidatos sobre a agenda de crescimento europeu. “Uma eleição é sempre uma eleição, mais importante por ser um país da dimensão da França. Mas as preocupações do crescimento não têm a ver com a eleição francesa”, disse sobre o impacto na Europa de uma eventual vitória de Hollande, como sugerem as sondagens. “A preocupação do crescimento tem sido bem evidente nas atitudes, no discurso e nas medidas que os governos na Europa têm lançado”, sublinha.
Para Relvas, “muitos dos que agora falam no crescimento foram os que colocaram a Europa na situação em que se encontra”. “Bons exemplos: o português e o espanhol. Somos hoje vítimas de políticas expansionistas, de políticas de investimento público, de políticas que não tiveram em atenção o défice e a dimensão da dívida que conduziram à circunstância em que hoje estamos”, disse.
O ministro afirmou que a Europa “tem o seu tempo na forma como aborda as reformas e as mudanças” mas insistiu que o crescimento e a visão social do espaço europeu “não marca a diferença entre o Governo A ou B”, já que, disse, é a “principal preocupação de qualquer governante” conseguir que “a economia cresça, combater o desemprego, um problema preocupante em toda a Europa mas particularmente em Portugal e Espanha”. “Mas o desemprego só se combate com o crescimento da economia e com a competitiva das nossas empresas”, disse.
“Quem gere a riqueza não são os Estados. No limite devem saber distribuí-la. Quem gere a riqueza são as pessoas e as empresas e essa preocupação tem que estar sempre permanente na nossa atitude diária”, afirmou.

2 comentários:

  1. O SEMAP é um espanto!Como é inteligente! O que país perdeu durante estes anos. Como tudo seria diferente se tivesse chegado ao poder há meia dúzia de anos atrás!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. maria
      Só agora percebi essa do SEMAP. Se soubesse tinha mudado o título da rubrica.
      Eu digo o mesmo. Quantos anos perdemos com a falta deste homem! Mas sabe que entretanto ele andou a estudar e licenciou-se em 2007...

      Eliminar