(per)Seguidores

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Contramaré… 2 maio

Milhares de pessoas manifestaram-se em vários países neste 1º de maio para celebrar o Dia do Trabalhador ou protestar contra as políticas de austeridade realizada pelos governos.
Em Madrid, os manifestantes saíram às ruas para criticar os cortes sociais e a reforma laboral realizada pelo governo conservador espanhol.
Em Atenas e outras cidades da Grécia, um país em que o Dia do Trabalho é celebrado tradicionalmente como o Dia da Greve Geral no setor privado e no público, milhares de pessoas participaram nas manifestações
Na França, o segundo turno da eleição presidencial - que será disputado no domingo entre o presidente Nicolas Sarkozy e o socialista François Hollande - tomou conta do Dia do Trabalho com 3 manifestações distintas, numa das quais a ultradireitista Marine Le Pen anunciou que votará em branco.
Na Rússia, o presidente Vladimir Putin e o chefe de Estado Dmitri Medvedev participaram pela primeira vez numa grande manifestação de 150.000 pessoas convocadas pelos sindicatos pró-governamentais.
Na Indonésia, 9.000 pessoas saíram às ruas da capital Jacarta para reclamar aumentos de salários e a falta de segurança no emprego.
Nas Filipinas, 3.000 pessoas seguiram até ao palácio presidencial em Manila exibindo retratos do presidente Benigno Aquino em que ele aparece como um cão sob as ordens dos capitalistas estrangeiros.
Em Hong Kong, 5.000 manifestantes pediram a melhoria das reformas, a redução do tempo de trabalho semanal e aumento da hora de trabalho.
Na Tunísia, 20.000 manifestaram-se pelo emprego e unidade nacional na avenida Habib Burguiba, lugar emblemático da revolução na Tunísia.
Nos Estados Unidos, os membros do movimento "Occupy Wall Street" saíram às ruas de Nova York com a proposta de realizar uma greve geral nos Estados Unidos.
Em Cuba, o presidente Raúl Castro encabeçou o desfilo do Dia Internacional dos Trabalhadores em Hana, assistido por 1.900 convidados estrangeiros e centenas de milhares de cubanos.

2 comentários:

  1. Andei pela capital e as manifs foram assim p'ro fraquito...principalmente a do Proença.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então foi tudo ao Pingo!
      E o Proença, que assinou o Acordo de Concertação tinha motivação para motivar quem ele lixou?

      Eliminar