(per)Seguidores

sábado, 18 de fevereiro de 2012

É mesmo! "Nenhum macaco olha para o seu rabo"

Antes mesmo do anúncio da demissão do Presidente Christian Wulff, o dia 17 de fevereiro foi considerado "histórico" pela imprensa alemã. No seguimento do pedido de levantamento da imunidade, emitido por um procurador interessado em investigar acusações de prevaricação, o chefe de Estado explicou que já não se encontrava em condições de exercer as suas funções, puramente honoríficas.
A imprensa sublinha que, dois anos depois da demissão do seu antecessor, Horst Köhler, em maio de 2010 (por ter justificado, no decorrer de uma visita ao Afeganistão, os compromissos militares da Alemanha no estrangeiro com a defesa dos seus interesses económicos), Wulff é o segundo Presidente apoiado por Angela Merkel a abandonar o cargo.
O Süddeutsche Zeitung questiona-se:
Será que a Alemanha não fica perante uma crise de Estado quando 2 presidentes se demitem no espaço de 2 anos? A função dos partidos políticos arrisca-se ao descrédito. Angela Merkel, a sua coligação e o Governo ficam agora incumbidos de encontrar um novo Presidente que faça as honras do país.
Tanto rigor e honestidade apregoada sobre o comportamento dos alemães, que agora até ficamos em dúvida, quando alguns dos seus mais altos representantes caem na lama e lhes cai a auréola do exemplo.
Há dois anos, o então presidente justificava as guerras por razões económicas, fugindo-lhe a boca para a verdade, trazendo assim à luz do dia os objetivos ocultos de uma ética política e a sua prática…
Agora, é a corrupção que apeia mais um presidente ariano e o caricatura como um ditador africano/sul americano dos antigos, ou um qualquer político de 3ª dos sulistas PIIGS…
E ainda há mais 2 ministros do governo de Merkel que tiveram que deixar os lugares de ministros, por má conduta…
Uma coisa é certa, se as escolhas dos colaboradores da Angela são deste caráter, podemos pensar que as escolhas dELA, nas outras responsabilidades e decisões governativas e com repercussões nos países da “União” podem ter o mesmo calibre, o que em nada a avaliza e em nada nos conforta…
Bem diz o ditado, que “nenhum macaco olha para o seu rabo”!

4 comentários:

  1. Isto tudo tem a vantagem de percebermos que essa gente não só não serve de exemplo a ninguém, como não tem consciência moral, não hesitando em fazer o necessário (guerras ou "troiquices") para defender os seus interesses económicos e não só.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elisabete
      E mais virá que o confirmará! A Sra. não acerta uma e ainda temos que a ouvir a falar aquela língua morta...

      Eliminar
  2. Mas que grande rabo! Para os alemães é mais fácil olhar para o rabo dos macacos do sul.
    (concordo com a pessoa que comentou que a verificação das palavras é um tormento ;)
    (vou ouvir a Filomena Mónica)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. maria
      Já andei a ver como se elimina a verificação das palavras, mas não vi como, nem percebo qual é o conflito.
      Vou ouvir outra pessoa, que a FM é mais complicada do que eu...

      Eliminar