(per)Seguidores

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Zona Euro em contrarrelógio?

Portugal está a dar passos no sentido de solucionar a situação de crise, mas é necessária uma resposta ao nível europeu e rápida, se não o euro pode mesmo acabar. Esta é a opinião de dois jornalistas editores de economia do Financial Times (FT) e do New York Times (NYT) e acrescentam que a Europa tem agora 3 semanas para dar uma resposta à Zona Euro.
Já sobre Portugal, Wolfgang Munchau, do FT, e Raphael Minder, do NYT, sublinharam que a situação no nosso país se confunde com a da Zona Euro, uma percepção que influencia os mercados. Prova disso mesmo é o caso do corte no rating, por parte da Fitch, com impactos directos no sector financeiro.
Este “tetralema”, ficamos ou não ficamos na Zona Euro, o Euro resiste ou imola-se, já cheira mal, já cansa e agrava a vida de todo um continente. Se realmente só faltam 3 semanas para o xeque mate, que passem depressa porque os decisores são lentos e uns “empatas”.
E é preciso que gente de fora nos venha confirmar que a nossa crise está colada à crise do Euro, para além da responsabilidade dos nossos governos de há 20 anos e que por muito que façamos e muita fome passemos, nada mudará, enquanto não mudar a baixa estratégia Merkozy, desvirtuando a DEMOCRACIA, usurpando SOBERANIAS, ultrajando a HISTÓRIA DAS NAÇÕES e achincalhando a DIGNIDADE DOS POVOS.
Finalmente aparece alguém com responsabilidades a colocar a mão na ferida, a lembrar a necessidade de regulação os mercados financeiros e a “lembrar” que quem originou a crise ajude a pagá-la…
Ajudar a pagar, ou pagá-la TODA?
Michel Barnier: "Pedimos aos privados que participem na...
Como Comissário Europeu para os Mercados Financeiros, Michel Barnier está na linha da frente, na luta contra a crise económica e financeira. Dá corpo à necessidade que a União Europeia tem de regular os mercados financeiros. O comissário crê que a crise que atingiu a Europa teve origem nos bancos norte-americanos. É por isso que Michel Barnier acredita que as supervisões e responsabilização do sistema bancário são essenciais para proteger os poupadores europeus.

2 comentários:

  1. Que passe depressa para sabermos se sim ou se sopas. Este compasso de espera é que é insuportável!

    ResponderEliminar
  2. Anabela
    Até já rezo (e não sou praticante), mas parece que não vai ser preciso. O pior é que p roubo já está, sem proveito para ninguém, a não ser para o deputedo, os pulíticos e os cargos póblicos...

    ResponderEliminar