(per)Seguidores

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Uma “esperança”, uma (in)verdade e um exorcismo…

“Pôncio Pilatos lava as mãos”, de (Duccio)
O Presidente da Federação Mundial de Recursos Humanos não tem dúvidas de que são ilegais as medidas anunciadas pelo primeiro ministro. Luís Bento diz que os sindicatos vão usar todos os meios para impugnar os cortes dos subsídios de natal e de férias e admite mesmo que os juízes afetados pelas medidas podem ter outra sensibilidade para avaliar os casos.
Nós gostaríamos que fosse verdade, por ser usurpação de direitos contratuais, mas tendo em conta a “constitucionalidade” ratificada pelo Tribunal Constitucional sobre os cortes “provisórios” efetuados este ano nos vencimentos dos Funcionários Públicos e a irracionalidade comportamental de todos os órgãos de soberania na atualidade, fica-nos a dúvida e a dívida…
Mas, se há esperança, que seja alimentada, até ao fim…
Bagão Félix, que já liderou os Ministérios das Finanças e da Segurança Social, acredita que o corte dos subsídios de férias e Natal podia abranger também o sector privado através de medidas fiscais.
“Quando se anunciou o corte dos dois subsídios, que, aliás, dificilmente não deixará de ser para sempre... infelizmente é assim...”
Não acredita que seja transitório?
“Não acredito, é como quando se anuncia um último aumento de impostos. É sempre o último antes do seguinte.”
Mas, aumentando a desesperança, pondo de parte essa coisa da legalidade e falando com experiência própria, ainda se denuncia, antecipada e inocuamente, mais uma mentira oficiosa…
Cavaco Silva chamou os conselheiros de Estado ao Palácio de Belém, para uma reunião, a 25 de outubro, que vai debater a situação de Portugal num contexto de crise da Zona Euro.
As medidas de austeridade e a agitação social que se vive deverão ser passadas em agenda pelos conselheiros.
Entretanto, uma cerimónia de “lava mãos” para exorcizar as culpas…

2 comentários:

  1. Se fizermos uma análise aos políticos portugueses depois do 25 de Abril,encontramos os culpados para a situação que vive o nosso país.Porque durante este tempo todo os governantes foram sempre os mesmos só trocaram foi de cargo.Então se quiserem estão encontrados os verdadeiros CULPADOS DA CRISE.

    ResponderEliminar
  2. ribas
    Além da "dança das cadeiras" no poder, há os que propuseram e os que aprovaram, que são quase todos. Ultimamente, ganhamos dois sabonetes vendidos pelo Rangel na SIC (Santana Lopes e Sócrates), que sabem falar, mas não sabem o que fazem e agora estamos a apanhar com os "putos reguilas" (Passos Coelho e Seguro), que sendo reguilas não deixam de ser putos...
    E pronto!
    Sobre os culpados, todos tem nome e sabe-se quem são, mas não é só isso que nos paga a dívida, embora coíba estes putos desta classe de fazerem o mesmo. Eu já ficava satisfeito se mostrassem soluções socialmente sérias e tecnicamente palpáveis, fosse quem fosse e de que partido fosse. Mas não foi desta... porque ainda vamos ficar pior.

    ResponderEliminar